Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Fé e Ciência: as expectativas de chuva no dia de São José

Publicado

on

Dezenove de março é o dia em que o sertanejo olha ao céu com mais esperança do que o habitual. Ele ergue a cabeça e procura as nuvens carregadas que há tantos anos teimam em se afastar do sertão nordestino. Diante de tamanha escassez, resta ao agricultor se apegar à fé. Conforme a crença popular, se chover no dia 19 de março, data em que se celebra São José, padroeiro cearense, o inverno tende a ser próspero e a colheita no campo farta. A ciência, no entanto, é irredutível diante da crença.

A realidade dos estudos meteorológicos destaca a distância entre as duas esferas. “Se chover no dia 19 não há correlação com inverno. Não indica que as coisas vão mudar. Por enquanto, o que se tem é essa realidade, com base em estudos”, destaca o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz.

A avaliação do especialista pode ser explicada em números. Nos últimos dez anos, as precipitações caídas no dia do Santo não tiveram relação com o resultado da quadra chuvosa. Em 2009, por exemplo, a Funceme observou precipitações em pouco mais da metade das cidades cearenses. Em maio daquele ano, mês que marca o fim da quadra chuvosa, o órgão registrou 977,1 mm. Foi um dos melhores resultados da história.

Em contrapartida, em 2013, choveu em 151 municípios no dia 19 de março, o que representa 82% do total de cidades cearenses. Ao fim da quadra, um dos piores acumulados de chuva: apenas 364,4 mm.

Alheios aos números, os sertanejos se mantêm firmes na devoção. O Santo padroeiro é, para muitos, a única esperança de uma colheita próspera. No Sítio Baú, zona rural de Iguatu, na região Centro-Sul do Estado, o agricultor Emanuel Alves Vieira, 65, salta da cama antes dos primeiros raios de sol. Nas primeiras horas do dia ele repete o ritual iniciado em fevereiro. Com enxada na mão e fé no coração, ele limpa sua terra, com pouco mais de um hectare e se põe, solitário, a plantar milho e feijão. Nem mesmo as perdas o têm feito desanimar.

“Terça-feira é um grande dia”, almeja. Para ele, “chover no dia de São José é sim sinônimo de chuva e colheita”. O sentimento de esperança ecoa entre tantos outros sertanejos. Também moradora do Sítio Baú, Celestina de Oliveira, de 78 anos, profetiza, olhando para o céu, como será o inverno deste ano. “Teremos chuva. Amanhã há de cair água. A terra vai ficar molhada e conseguiremos tirar, pelo menos, o de comer”, torce. A poucos quilômetros de sua residência, outro agricultor se mostra confiante quanto as chuvas deste ano. No bolso direito da calça jeans com sinal da ação do tempo, Antônio Vieira Brito, 59, guarda um terço que denuncia sua fé católica. Ele mantém “com firmeza” a plantação de milho e feijão todos os dias da semana. Às quartas-feiras, porém, sai do roçado mais cedo para ir até a Igreja rezar um terço. “Se a gente não tiver fé, não teremos nada”, pontua.

Explicação da ciência

A ciência é mesmo irredutível. E, consigo, ela carrega números e explicações que embasam esse distanciamento entre chover no Dia de São José e o resultado final da quadra chuvosa. Fritz detalha que a data de celebração ao Santo está, coincidentemente, próxima à passagem do equinócio que marca a mudança de estação, do verão para o outono, no hemisfério sul.

“Essa mudança é favorável à atuação da Zona de Convergência Intertropical”. Esse fenômeno é o principal indutor das chuvas durante a quadra chuvosa no Nordeste. Independentemente da quantidade de precipitações hoje, Raul Fritz afirma que o prognóstico inicial do órgão prevalece.

Para o período chuvoso de março a maio de 2019, a Funceme indica 40% de probabilidade de precipitações em torno da normal climatológica, 35% para a categoria abaixo da média e 25% acima dela. “Na parte do meio-norte do Estado, a tendência é de chuvas acima da média e, no meio-sul (centro-sul) do Ceará, probabilidade de chuvas abaixo da média”, acrescenta.

Esperança

Para o padre Francisco Ivan de Souza, pároco da Igreja de Fátima de Fortaleza, não há contradição entre fé e ciência. “Elas se completam”, avalia o religioso. A ciência, para ele, “chega a um ponto que não consegue mais explicar, e a fé vai além, pois ela é bem mais ampla”. Para justificar os anos de estiagem, o padre lembra que é importante considerar todas as previsões científicas, “mas sem nunca abandonar a fé”. Conforme Pe. Ivan, “o agricultor é muito sábio e firme nas suas convicções, vamos aguardar boas chuvas e boas colheitas”.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias2 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias2 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias2 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu3 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias3 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias3 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias4 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias4 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias4 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos4 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.