Noticias
Chuva de meteoros poderá ser observada no Brasil nesta terça-feira (21)
A chuva de meteoros Orionídeas, um dos eventos astronômicos mais tradicionais do ano, alcança seu pico de atividade nesta semana, entre as noites de terça (21) e quarta-feira (22), e também de quarta para quinta-feira (23). No Ceará, o fenômeno poderá ser observado a partir das 21h56, com visibilidade até as 4h49, de acordo com o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Lepa) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
A visibilidade será excelente em todo o território nacional, principalmente nas horas da madrugada, entre a meia-noite e o amanhecer. Para melhor observação, o ideal é procurar locais com pouca poluição luminosa e céu limpo.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss em parceria com o Observatório Nacional (ON/MCTI), a Orionídeas é conhecida por seus meteoros rápidos e brilhantes, que frequentemente deixam rastros luminosos duradouros no céu. Esses fragmentos podem atingir velocidades de até 66 km por segundo, oferecendo um espetáculo visual impressionante.
-
Iguatu2 semanas atrásRelator do TRE-CE vota pela cassação de Roberto Filho e afirma envolvimento da chapa com facção criminosa
-
Ceará1 semana atrásElmano de Freitas anuncia novo parque industrial calçadista no Ceará com investimento de R$ 40 milhões e previsão de 800 novos empregos
-
Iguatu1 semana atrásConfira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa quarta-feira, 29
-
Esportes1 semana atrásPerícia determina que CBF pague R$ 75 milhões ao Icasa por erro ocorrido em 2013
-
Curiosidades1 semana atrásAstrofotógrafo registra a “Galáxia do Coração” em imagem de alta qualidade
-
Noticias1 semana atrás16 trabalhadores são salvos de exploração análoga à escravidão em obra na Grande Fortaleza
-
Noticias1 semana atrásCorredores relatam agressões cometidas por mulher moradora de rua na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza
-
Noticias6 dias atrásColisão entre caminhões causa incêndio e explosões na BR-222, no Ceará

