Noticias

Fábrica de carros voadores no Ceará poderá produzir até 500 veículos em cinco anos

Published

on

A startup cearense Vertical Connect planeja estabelecer uma fábrica no Ceará voltada para a produção de ‘carros voadores’, com capacidade para fabricar até 500 veículos nos próximos cinco anos. Prevê-se a instalação dessa planta na Região Metropolitana de Fortaleza durante o ano de 2024.

Nessa instalação, a empresa tem como objetivo a produção de seu veículo elétrico de pouso e decolagem vertical tripulado (eVTOL), conhecido como Gênesis X1. O protótipo deste veículo foi apresentado na semana passada e tem capacidade para transportar até duas pessoas, atingindo velocidades de até 130 km/h.

O diretor de operações (COO) da Vertical, Marco Berzagh, revelou que estão em andamento os planos físicos para a construção da planta, bem como o processo de obtenção da documentação necessária junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Segundo Berzagh, uma vez concluídas essas etapas, é esperado que o memorando de entendimento para a instalação da fábrica seja assinado no primeiro trimestre de 2024. O local mais provável para a construção da planta é Itaitinga, mas Fortaleza e a região do Pecém também estão sendo consideradas como opções, de acordo com o diretor.

Ele afirmou: “Poderia ser em Fortaleza, no Pecém, e Itaitinga, que nos ofereceu uma situação muito favorável. Estamos decidindo o local, a melhor forma de estarmos dentro do estado do Ceará, trazendo mão de obra local. É uma questão que será definida em breve, provavelmente ao longo do mês de janeiro”.

EM ALTA

Sair da versão mobile