Saúde
Exposição de grávidas à poluição ‘duplica risco’ de autismo em bebês
[caption id="attachment_16892" align="alignnone" width="640"]
Foto: Divulgação[/caption]
Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard sugere que o risco de autismo em crianças duplica nas famílias cujas mães passaram muito tempo expostas à poluição durante a gravidez.

Foto: Divulgação
Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard sugere que o risco de autismo em crianças duplica nas famílias cujas mães passaram muito tempo expostas à poluição durante a gravidez.
A pesquisa – que analisou 1.767 crianças, 245 com autismo e 1.522 sem – sugeriu que partículas de poeira, carbono e outros compostos químicos, que prejudicam várias partes do corpo, podem passar do pulmão para a corrente sanguínea da mãe, e daí para o bebê.
O estudo não estabelece uma relação causa-consequência definitiva entre autismo e exposição à poluição na gravidez, pois outras pesquisas indicam que existe um grande componente herdado na condição, além de outros fatores. Mesmo assim, o pesquisador que coordenou a investigação, Mark Weisskopf, disse que existem elementos “crescentes” para unir as duas coisas.
“A especificidade das nossas conclusões, em especial no que se refere ao terceiro trimestre da gravidez, descarta muitas outras possíveis explicações”, afirmou. “Isso não só oferece uma pista importante sobre como investigar a origem do autismo, mas nos abre uma porta para pensar em medidas preventivas no sentido de evitar que as gestantes não fiquem tão expostas à poluição.”
Poeira letal
Comentando o estudo, o diretor de pesquisas sobre o meio ambiente do King’s College, em Londres, Frank Kelly, elogiou as conclusões do trabalho de Harvard.
“Se fosse apenas um estudo eu não prestaria muita atenção, mas este é o quinto que chega à mesma conclusão”, afirmou.
Ele observou que a passagem de partículas de poluição do corpo da mãe para o do bebê “é biologicamente possível” por causa da placenta.
“Se compostos químicos estão entrando no corpo da mãe, o feto pode entrar em contato com eles também”, disse.
A poluição do ar causa cerca de 3,7 milhões de mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Fonte: BBC
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

