Saúde
Estudos mostram que cérebro pode processar todo os sentidos juntos
[caption id="attachment_6316" align="alignleft" width="439"]
[/caption]Por mais complexo que o cérebro já pareça ser, neurocientistas, a cada dia, descobrem novas facetas que revelam uma rede ainda mais complicada de conexões.
Por mais complexo que o cérebro já pareça ser, neurocientistas, a cada dia, descobrem novas facetas que revelam uma rede ainda mais complicada de conexões.
A concepção mais tradicional do órgão que exerce o comando geral do organismo humano sugere que, nessa “empresa”, cada área seria responsável por uma tarefa específica. Assim, ao se pensar nos sentidos do corpo, estímulos táteis acionariam apenas regiões responsáveis por essa função e nada mais, assim como os motores e visuais ativariam somente seus respectivos setores mentais. Essa noção, contudo, é considerada cada vez mais superada, com base em diversos estudos que apontam uma grande interação entre essas diversas regiões.
Saiba mais…
Região do cérebro é relacionada aos cálculos, dizem pesquisadores
Técnica evita retirada de estruturas sadias em casos de câncer no cérebro
Especialistas criam cérebro de embrião a partir de células-tronco
Um dos exemplos mais recentes é uma pesquisa feita na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, e publicada na edição mais recente da revista Plos One. O trabalho mostra que a visão exerce um papel muito mais importante do que se imaginava quando duas pessoas conversam. Em outras palavras, olhar ajuda a ouvir. O resultado lembra um artigo publicado no início do mês pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que mostrou a influência da visão na percepção tátil.
“Percepção não é um processo passivo. Não é só um tipo de cópia fidedigna do que os olhos, os ouvidos ou a pele captam. O que se vê, se ouve e se sente é influenciado, em parte, pelo que você espera ver, ouvir e sentir. Expectativas que vêm da memória, por exemplo, e também de outros sentidos”, afirma Peter Claessens, membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNec) e professor da Universidade Federal do ABC. Segundo ele, essa noção abre novas possibilidades no trabalho de reabilitação de pessoas com deficiência.
Fonte: Correio Braziliense
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Ceará4 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

