Regional
Estudo indica que mosquito comum não transmite Zika
Um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz demonstrou que mosquitos Culex, conhecidos como pernilongo ou muriçoca, não são capazes de transmitir o vírus Zika. Os pesquisadores analisaram mais de mil amostras, referentes a 392 mosquitos. Os ovos e larvas dos insetos foram coletados de janeiro a março deste ano, em quatro regiões do Rio de Janeiro: Copacabana, Jacarepaguá, Manguinhos e Triagem.
As amostras passaram por técnicas capazes de detectar e medir o material genético do Zika, além de uma análise recomendada para identificar se o vírus está ativo e hábil para causar infecção. Após a pesquisa, não foram encontradas partículas infectantes do vírus na saliva dos mosquitos, que poderiam ser expelidas no momento da picada.
Em maio deste ano, os mesmos pesquisadores publicaram uma outra pesquisa que confirmou o mosquito Aedes aegypti como o principal transmissor do vírus Zika.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

