Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Estudo confirma que uso de paracetamol na gravidez não aumenta risco de autismo

Publicado

on

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (10) pela revista britânica British Medical Journal (BMJ) aponta que não existe qualquer relação entre o consumo de paracetamol durante a gravidez e o surgimento de transtornos do espectro autista (TEA) em crianças. A pesquisa reúne dezenas de estudos e reforça o consenso científico de que o medicamento é seguro para gestantes.

O levantamento também desmente informações falsas divulgadas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou, sem apresentar evidências, que o uso do paracetamol durante a gestação poderia causar TEA. A comunidade científica criticou a declaração, destacando que não há base científica para tal afirmação.

No Brasil, órgãos reguladores de saúde reafirmaram a segurança do medicamento. Em nota divulgada em 24 de setembro, a Anvisa destacou que não há registros científicos que comprovem qualquer ligação entre o paracetamol e transtornos do espectro autista, reforçando a orientação de que o uso do medicamento durante a gravidez é considerado seguro.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA