Noticias
Juazeiro do Norte, registra redução de 39% nos casos de gravidez na adolescência
O município de Juazeiro do Norte registrou uma redução nos casos de gravidez na adolescência entre jovens de 10 a 19 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, de janeiro a agosto de 2024, houve uma queda de cerca de 39% no número de ocorrências. As informações foram apresentadas durante a prestação de contas do 2° quadrimestre de 2024, realizada na última quarta-feira, 16.
Conforme dados da Vigilância Epidemiológica local, o último quadrimestre de 2023 teve 131 casos de gravidez na adolescência. No primeiro quadrimestre de 2024, esse número caiu para 118, e entre maio e agosto, novos registros apontaram uma diminuição para 113 casos.
Essa redução é celebrada como resultado de esforços de conscientização e apoio à juventude, especialmente na Atenção Primária. Quitéria Magalhães, diretora da Atenção Primária de Juazeiro do Norte, destacou as iniciativas implementadas nos últimos três anos para enfrentar o problema.
Entre os projetos mencionados estão as campanhas de educação em saúde, o Programa Saúde na Escola, e o planejamento familiar, que inclui a oferta de métodos contraceptivos e assistência pré-natal nas unidades básicas de saúde.
A queda nos números é vista como um avanço significativo no combate à gravidez indesejada na adolescência. Dados do Ministério da Saúde mostram que 66% das gestações em adolescentes são indesejadas, muitas vezes decorrentes de desinformação, falta de apoio familiar e acesso limitado a métodos contraceptivos.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

