Noticias
Estudo: assistência de direção (“piloto automático”) aumentou, não diminuiu, acidentes de carro
Um novo relatório confirma que 2021 foi um dos períodos mais desafiadores para a indústria automotiva, por conta da crise dos chips. Mas também traz uma conclusão extremamente preocupante: segundo o estudo, recursos de assistência de direção (às vezes chamados de “piloto automático”), como controle de cruzeiro adaptativo e permanência da faixa, vistos como avanços na área de segurança, na verdade já aumentaram os acidentes.
O estudo foi realizado pela CCC Intelligent Solutions, uma consultoria de dados para seguradoras, fabricantes de automóveis e afins. A empresa afirma que a tecnologias de assistência ao motorista acabam deixando o condutor humano desatento. “Existe a preocupação de que o controle de cruzeiro adaptativo e outros recursos tenham levado os motoristas a acreditar que estão mais seguros do que são e não prestar atenção”, disse Susanna Gotsch, diretora sênior e analista do setor da CCC.
“Com o controle de cruzeiro adaptativo, o motorista pode não prestar a devida atenção para assumir o controle do veículo com rapidez suficiente”, aponta Gotsch. Embora grande parte dessa nova tecnologia veicular seja projetada para manter os motoristas seguros em acidentes, as mortes em veículos motorizados aumentaram 18% no primeiro semestre de 2021 nos EUA, onde há um grande uso de sistemas automáticos de pilotagem.
Fonte: Olhar Digital
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

