Iguatu

Estudantes da EEEP Lucas Emmanuel apresentam projeto de preservação da caatinga na câmara municipal

Published

on

Na sessão desta terça-feira, 1, na câmara dos vereadores de Iguatu, estudantes da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Lucas Emmanuel apresentaram aos vereadores um projeto de lei que busca promover iniciativas de preservação da caatinga em nosso município. O projeto tem a coordenação da professora de geografia Adriana Silva, que percebeu a falta de material sobre a caatinga no material didático dos alunos. A partir disso se pensou em um projeto que avaliasse o conteúdo apresentado aos alunos da rede pública sobre a caatinga e produzisse um material para informar mais aos alunos da cidade sobre o bioma onde nossa cidade está inserida. “A gente viu a carência de informação que a população e os alunos têm sobre a caatinga. Isso é um dos motivos da falta de preservação desse bioma único, mas também frágil, que merece atenção”, afirmou Adriana.

Alunos em ação

Os alunos, juntamente com a professora, apresentaram o projeto aos vereadores na câmara municipal de Iguatu. Foto Jan Messias

As primeiras etapas do projeto foram desenvolvidas por alunos do curso de Eletrotécnica,  Moisés Barbosa, um dos alunos que desenvolve o projeto, comenta que o projeto pretende dar mais visibilidade ao bioma caatinga para desenvolver políticas de ensino que privilegiem o bioma em questão e também propor ao município políticas de preservação. “A gente quer que a população de Iguatu tenha mais  consciência da importância de se preservar a caatinga, por isso estamos trazendo esse projeto para que o poder público possa nos ajudar nessa iniciativa tão importante”, comenta Moisés.

O projeto

Detalhe com trechos do projeto apresentado pelos alunos. Foto Jan Messias

A iniciativa dos estudantes teve como fruto um projeto apresentado à câmara dos vereadores que traz em seus termos a elaboração de políticas públicas que busquem orientar e promover a preservação da caatinga, inclusive com a inclusão do bioma nas ações educativas promovidas pela secretaria de educação da cidade. Além disso solicita que o município promova ações alusivas ao Dia Nacional da Caatinga, no dia 28 de abril e que a Oiticica ( Licania Rigida ) seja considerada árvore símbolo da caatinga na cidade e utilizada na arborização de ruas e espaços públicos.
Após a apresentação na câmara foi solicitada a digitação do projeto para que em sessões futuras possa ser lido, avaliado e votado.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile