Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Artigo

Entre Olhares: Abençoar é sempre sagrado

Publicado

on

Senti-me na obrigação de fazer referência aos últimos acontecimentos relacionados à intolerância religiosa que estão sendo noticiados nos diversos recantos do Brasil. Considero preocupante o vulto que esta situação está tomando. Terreiros saqueados, incendiados e depredados em diversas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; o Povo de Santo sendo apedrejado na rua em plena luz do dia; um Pai de Santo assassinado em Fortaleza.

Estamos regredindo no tempo. No auge do Império Romano o cristianismo representava uma insegurança, pois colocava em cheque a figura divina do imperador. Para contornar este problema de insegurança estatal a Igreja Cristã fez uso do sincretismo religioso com determinadas representações pagãs. No Século V d.C., o Papa Gelásio I cristianizou cultos pagãos impossíveis de ser ignorados, por estarem profundamente enraizados na cultura popular ( MACHADO, 2009).

Exemplo emblemático é o de São Jorge. Dependendo da vertente de origem, este santo pode ser tido como médico, guerreiro, cavaleiro, guardião da justiça, agricultor, militar, negociante, viajante, mártir. Tudo vai depender se ele se encontra no Oriente ou no Ocidente. Na vertente tupiniquim brasileira, São Jorge ganha mais uma qualidade: ferreiro. A situação de escravidão do Povo Iorubano mais uma vez deturpa a figura santificada do herói cristão.

São Jorge deixa de ser o civilizador, o deus da metalurgia e da agricultura. Na realidade desumana dos escravos no Brasil ele se transforma no Herói Vingador. Aquele que vai quebrar as correntes da escravidão. São mais de 500 anos de lutas e reivindicações. No processo de autoafirmação, reconhecimento e liberdade de culto e expressão, o Povo de Santo e seus descendentes puseram em sacrifício suor, sangue, fé, coragem e valentia próprios dos Africanos.

Benção? Motumbá? Mukuiú? Kolofé? Não importa se é em dialeto; não importa em qual língua seja; não importa qual seja a fala. Abençoar é um ato sagrado mútuo. Quem abençoa está também se abençoando. Da mesma forma, quem pragueja está também se praguejando. Na Cultura Oriental, Mikau Usui reativou a capacidade humana de emanar energias vibratórias curativas com a aposição das mãos. Quando eu irradio Reike, esta irradiação também me serve, me cura.

Na qualidade de Babalawô, Ogãn de Oxosse, Babá Ossô, Terapeuta Reike, professor, formador de opinião e cidadão não posso me omitir. Indignado, ultrajado, vilipendiado, afrontado e acoado, tenho plena certeza de que esta situação só chegou ao ponto que se encontra devido à situação e convicção de impunidade que impera na sociedade deste país. Uma sociedade capitaneada por usurpadores públicos impunes, estimula seus concidadãos à barbárie e à impunidade.

Na narrativa da mitologia creditada a São Jorge, na cidade de Uruk, Gilgamesh atormentado pela saudade de seu amigo morto Eabani, chora e suas lágrimas caídas à terra fazem trazer de volta o tão amado amigo, que lhe revela os segredos do mundo dos mortos e lhe diz o quanto são felizes aqueles que morrem heroicamente, enterrados com honras e cultuados por seus familiares (MACHADO, 2009). Certamente esta narrativa ainda ecoa no imaginário de muita gente.

Provavelmente por isso somos surpreendidos com os ataques terroristas, carros bomba, homens bomba, em nome de Alá, em nome de Maomé, em nome de Jesus Cristo. Este último invocado por traficantes, transgressores das leis humanas, agora se arvorando de representantes legítimos das supostas leis divinas, empunhando fuzis e até tacos de basebol, para intimidar o Povo de Santo, invadir suas casas, agredir sua honra e profanar o seu culto ao sagrado.

Leis já existem! O que está faltando é atitude! Um Estado que é privatizado por seus agentes públicos; que é cooptado pelo crime e pela contravenção; com supostas “autoridades” financiadas pelo crime organizado; recheado de escândalos de corrupção desde os setores responsáveis pela segurança pública até aos mais altos escalões da administração, este mesmo Estado hoje é refém e conivente, subserviente e obrigado a fazer vistas grossas ao que está acontecendo.

A todos nós, Povo do Santo, nos resta reafirmar a descaracterização imposta ao Nosso Pai Ogum, através do sincretismo, tornando-o guerreiro, vingador e justiceiro. Tenho minha convicção religiosa de que Exú, Ogum, Oxosse, Xangô, Oxalá e os demais Orixás do panteão iorubano não vão se espelhar nas “autoridades” brasileiras, não vão se omitir, não vão ficar de braços cruzados, vão sim unissonamente se erguer, lutar, guerriar e fazer valer a justiça, pois “a Justiça Divina acontece na hora certa”.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias3 horas atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo3 horas atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo6 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes6 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu7 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando7 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias8 horas atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu2 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo4 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo4 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias4 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo4 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará4 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará7 dias atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias7 dias atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.