Iguatu

Enel Distribuição Ceará alerta sobre os cuidados com a energia elétrica ao soltar pipas

Published

on

Soltar pipas é uma das brincadeiras ao ar livre mais praticada pela garotada. A brincadeira, entretanto exige alguns cuidados básicos em relação à rede elétrica devem ser tomados. É necessário orientar as crianças sobre os riscos de brincar com pipa perto dos fios da rede elétrica.

O passatempo pode gerar graves acidentes, além de provocar o desligamento da rede de energia elétrica, causando prejuízos à população. Em 2017, de janeiro a junho, as pipas foram responsáveis por 597 ocorrências na rede do Ceará, afetando 77603 unidades consumidoras. Apenas em Iguatu, já houve 14 ocorrências apenas esse ano, afetando 2141 clientes.

Já um 2016, de janeiro a junho, a companhia registrou 277 ocorrências na rede de todo o Estado, afetando 77.313 unidades consumidoras.

Dicas

· Soltar pipas perto da rede elétrica é muito perigoso. Elas podem enroscar nos fios com risco de descarga elétrica. Materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa.
· Por estes motivos, os pais devem orientar seus filhos a não encostar em qualquer objeto estranho que esteja pendurado à rede elétrica como fios, pipas, entre outros.
· O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.
· A população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile