Conecte-se conosco

Política

ENCONTRO DO PT: Lula reúne Cid, Luizianne e prefeito

[caption id="attachment_1183" align="alignleft" width="600"]Foram convidados a integrar a mesa do evento todos os presidentes estaduais dos partidos da base aliada do Governo Dilma Rousseff FOTO: KID JÚNIORForam convidados a integrar a mesa do evento todos os presidentes estaduais dos partidos da base aliada do Governo Dilma Rousseff FOTO: KID JÚNIOR[/caption]Para Lula, a presidente Dilma pode até ser eleita sem alianças, mas vai precisar delas para poder governar. Com discursos afinados que antecipam um clima eleitoral, o Partido dos Trabalhadores realizou ontem, em Fortaleza, com a participação do ex-presidente Lula, seminário para celebrar os dez anos do partido à frente do Governo Federal. A ampla mesa de aliados, que reuniu lideranças petistas e dezenas de representantes de siglas da base aliada, ainda demonstrou certas cicatrizes do último pleito na Capital cearense, reunindo, na mesma bancada, a ex-prefeita Luizianne Lins, o governador Cid Gomes e o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Publicado

on

Foram convidados a integrar a mesa do evento todos os presidentes estaduais dos partidos da base aliada do Governo Dilma Rousseff FOTO: KID JÚNIOR

Foram convidados a integrar a mesa do evento todos os presidentes estaduais dos partidos da base aliada do Governo Dilma Rousseff FOTO: KID JÚNIOR

Foram convidados a integrar a mesa do evento todos os presidentes estaduais dos partidos da base aliada do Governo Dilma Rousseff FOTO: KID JÚNIOR

Para Lula, a presidente Dilma pode até ser eleita sem alianças, mas vai precisar delas para poder governar. Com discursos afinados que antecipam um clima eleitoral, o Partido dos Trabalhadores realizou ontem, em Fortaleza, com a participação do ex-presidente Lula, seminário para celebrar os dez anos do partido à frente do Governo Federal. A ampla mesa de aliados, que reuniu lideranças petistas e dezenas de representantes de siglas da base aliada, ainda demonstrou certas cicatrizes do último pleito na Capital cearense, reunindo, na mesma bancada, a ex-prefeita Luizianne Lins, o governador Cid Gomes e o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Evitando contato direto com a imprensa, o ex-presidente Lula chegou a declarar que estava ciente de algumas “intrigas” pessoais entre aliados e, por isso, tem evitado dar declarações sobre as eleições de 2014. “Eu não vou dar declarações. Aconteça o que acontecer, temos candidatura de presidente da República e vamos eleger a Dilma novamente”, garantiu.

Aliança

Lula também fez questão de ressaltar a importância do papel desempenhado pela base aliada no processo eleitoral. “O PT pode até ganhar eleição sozinho, mas precisa de aliados para governar. E tem horas que, humildemente, temos que apoiar os outros também”, disse. Lideranças petistas já afirmaram que o dirigente nacional está empenhado em tentar manter a aliança petista com o PSB na esfera nacional como tentativa de evitar a candidatura à sucessão da presidente Dilma, do governador e presidente nacional da legenda, Eduardo Campos.

Como sinalização de tentar ajustar discurso do PSB e PT no Ceará, foram convidados para a programação do PT tanto o prefeito Roberto Cláudio como o governador Cid Gomes, desafetos de Luizianne Lins, presidente estadual do PT. O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, também faria uma fala sobre combate à pobreza no País, mas, por motivo de doença, não pôde comparecer ao evento.

A presença de Cid e Roberto Cláudio causou visível desconforto à presidente do PT no Ceará. Os dois chegaram, inclusive, a ser vaiados por parte da plateia, quando alguma das lideranças presentes se referiam a um dos dois. Durante o seu pronunciamento, Luizianne evitou ataques aos pessebistas, se resumindo a elogiar as políticas públicas implementadas durante o governo Lula e citando iniciativas de sua própria gestão. “Durante oito anos, fizemos parte dessa história. Lula foi capaz de se reinventar, fazer caravanas pelo País e provar que era possível fazer um novo projeto”, ressaltou. A ex-prefeita, bastante aplaudida.

Luizianne fez um discurso de enaltecer as alianças políticas que viabilizaram o governo federal petista. “O que está em jogo agora é a reeleição da presidente Dilma Rousseff e nós temos que comemorar com os partidos aliados”, disse. Ao final de sua fala, entregou o livro lançado durante a sua gestão que trata sobre os oito anos de seu Governo.

O governador Cid Gomes também se pronunciou durante a ocasião, acrescentando que Lula “foi o melhor presidente da história”. O pessebista fez questão de destacar que, durante sua trajetória política, sempre foi aliado do PT. “Há 14 anos, desde quando tive o privilégio de estar em cargos executivos, sempre estive ao lado do PT, ou melhor, o PT sempre esteve comigo”, disse. Sentado ao lado de Luizianne Lins, Roberto Cláudio não fez nenhum pronunciamento.

O discurso do presidente nacional do PT, Rui Falcão, também priorizou a relevância do arco de alianças com o seu partido para dar suporte ao Governo da presidente Dilma. “O Ceará mostra força política, sendo capaz de reunir várias pessoas em torno de um mesmo projeto”, apontou.

Inclusão

A palestra do seminário de ontem teve como tema as políticas públicas executadas pelo Governo Federal visando à inclusão social. Contribuíram com a exposição a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o presidente Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann. O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, também estava cotado para dar uma palestra, mas não pôde comparecer ao evento.

A ministra Tereza Campello apresentou dados sobre o aumento de empregos formais no País, evolução do salário mínimo, expansão de programas de renda e redução da miséria. Segundo ela, o Governo Federal retirou 22 milhões de pessoas da extrema pobreza através do Bolsa Família.

Avanços

O ex-presidente Lula fez uma retrospectiva da trajetória dos 33 anos do Partido dos Trabalhadores e dos avanços conquistados a partir do seu Governo. “Passei parte da minha vida em reunião com economistas e eles diziam que era preciso crescer para depois distribuir. Em 1970, o bolo cresceu e alguém comeu. Para os trabalhadores, só sobraram bolinhas de chumbo”, criticou.

De acordo com Lula, o seu governo teria “quebrado a lógica” ditada até então, já que, segundo ele, a prioridade foi crescer e dividir concomitantemente. “O surgimento da CUT, do PT, tudo foi graças à teimosia. Até a eleição da nossa prefeita (Luizianne Lins) foi fruto de teimosia”, declarou.

O ex-presidente Lula ainda tocou num tema que, segundo ele próprio, ainda é considerado tabu por alguns dirigentes: a corrupção. “Eu duvido que neste país algum presidente tenha criado tantos instrumentos de combate à corrupção como eu criei”, afirmou. O dirigente aproveitou a oportunidade para defender a aprovação da reforma política. “Pegar dinheiro emprestado para financiar campanha política deveria se tornar crime inafiançável”, pontuou. 

Fonte: Diario do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu15 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/01/2025

Iguatu16 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/01/2025

Noticias21 horas atrás

Tábua caiu sobre a região do pescoço de criança, e causa sua morte

Ceará21 horas atrás

Água potável de Jericoacoara contém níveis de nitrato até 11 vezes superiores ao recomendado

Economia21 horas atrás

Novas regras do Pix afetam especialmente os trabalhadores informais

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/01/2025

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 08/01/2025

Iguatu2 dias atrás

TJCE declara inconstitucionais dispositivos da Lei Orgânica de Iguatu que efetivaram os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) 

Iguatu3 dias atrás

TCE-CE exclui ex-prefeito interino de Iguatu de processo

Iguatu3 dias atrás

Vereador Denuncia Inconstitucionalidade em Projeto de Lei que Autoriza Contratações Temporárias na Saúde de Iguatu

Noticias3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/01/2025

Iguatu3 dias atrás

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em Iguatu

Iguatu3 dias atrás

Veículo é tomado de assalto em Iguatu

Iguatu3 dias atrás

Servidores em greve interditam ruas de Iguatu em ato de protesto

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Ednaldo Lavor pode ter bens bloqueados e perder seu fusca? – Sim!

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/01/2025

Noticias4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/01/2025

Acopiara4 dias atrás

A Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Iguatu: Um Marco na Nova Legislatura

Iguatu4 dias atrás

Polícia prende suspeito com drogas e munições em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Segunda sem salários e sem perpectiva!

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/01/2025

CeLelebridades4 dias atrás

COLUNA CELELEBRIDADES

Iguatu6 dias atrás

Usuária denuncia imprudência de motorista no ‘Sucatão da Saúde’ em Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Analisamos o discurso do prefeito Roberto Filho

Iguatu7 dias atrás

Câmara de Iguatu aprova lei para contratação temporária na saúde e gera polêmica

Iguatu7 dias atrás

Servidores públicos de Iguatu se reúnem em assembleia e ameaçam nova greve

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 03/01/2025

Iguatu7 dias atrás

Falta de energia deixa pacientes sem atendimento em hospital de Acopiara

Iguatu7 dias atrás

Homem provoca acidente de automóvel com ônibus da Guanabara e fica ferido em Acopiara

Iguatu1 semana atrás

Prefeitura de Iguatu apresenta Projeto de Lei nº 02/2025 para reestruturação administrativa

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.