Ceará

Empresa cearense lança aplicativo para leitura de quadrinhos

O aplicativo Cosmic, que permite a leitura de arquivos digitais de quadrinhos, abre hoje sua fase de testes com download gratuito

Published

on

O aplicativo Cosmic, que permite a leitura de arquivos digitais de quadrinhos, abre hoje sua fase de testes com download gratuito

 

Apelidado de “Netflix dos quadrinhos”, o aplicativo digital Cosmic inicia hoje a sua fase aberta de testes (open beta ou OB). Esse é um dos primeiros passos para que o ambicioso plano de um serviço de assinatura digital mensal de quadrinhos feito por uma startup cearense com cinco membros se concretize.

Neste primeiro momento, o app pode ser baixado gratuitamente e testado por usuários, de forma a dar feedback para a Cosmic aprimorar o serviço antes do lançamento da assinatura, previsto para novembro. Hoje, a app pode receber arquivos em múltiplas extensões, como “.cdz” e “.cbr”. O plano é que o usuário possa ler o próprio acervo presente no computador, bem como baixar novos quadrinhos livres de direitos autorais. “A gente quer agregar quem já tem HQs digitais, mesmo que não estejam no nosso acervo em novembro”, explica o diretor-executivo da Cosmic, o artista e designer Ramon Cavalcante.

De acordo com George Pedrosa, diretor de comunicação da empresa, a ideia inicial da Cosmic era “buscar soluções para quadrinhos digitais”. “Nosso primeiro produto é o leitor digital e em novembro teremos a assinatura”, reforça. Além de George e Ramon, a Cosmic é formada por um designer de interfaces, um programador e um economista.

O serviço previsto para o fim do ano prevê um acervo nacional e internacional de quadrinhos disponíveis para leitura por R$ 15,90 por mês. Durante a fase OB, o Cosmic estará disponível apenas para computadores, mas, de acordo com os diretores da startup, o projeto prevê que o app funcione também em tablets e smartphones.

Para o estudante e leitor de quadrinhos Paulo André Frota, 27 anos, uma das vantagens do Cosmic é a possibilidade de juntar todos os títulos em apenas um app, em vez de perdidos nos vários gigabytes de memória de um HD. Para ele, que está na expectativa pelo anúncio do acervo da empresa, outro benefício é a possibilidade de conhecer novos títulos. “Talvez o ponto mais importante para mim seja a do aplicativo servir como plataforma de promoção para a produção nacional de quadrinhos”, comemora.

De acordo com Paulo, o desejo é de ter o aplicativo no celular o quanto antes, de forma que a espera em filas seja substituída pela leitura de HQs. “Aliado a tudo isso está o preço: R$ 15,90 mensais é uma bagatela se comparado com o valor que você teria que desembolsar para ter acesso às mesmas revistas em formato físico”, completa ainda Paulo.

 

Outras informações e download gratuito do app em www.intocosmic.com

 

Fonte: O Povo On Line

EM ALTA

Sair da versão mobile