Brasil
Em decisão, Flávio Dino fala em fim do “império dos penduricalhos”
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do pagamento de “penduricalhos” que ultrapassem o teto do funcionalismo público nos Três Poderes. A decisão estabelece que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em âmbito federal e estadual, têm prazo de até 60 dias para revisar e interromper o pagamento de verbas indenizatórias que não tenham base legal.
Na decisão, Dino afirmou existir um “fenômeno da multiplicação anômala” dessas verbas, consideradas incompatíveis com a Constituição. Como exemplos, o ministro citou benefícios pagos no fim do ano, como “auxílio-peru” e “auxílio-panetone”, classificados como ilegais.
A determinação foi proferida no curso de um processo em que o ministro negou o pagamento de auxílio-alimentação retroativo solicitado por um juiz de Minas Gerais. O caso serviu de base para ampliar a análise sobre a concessão de indenizações que resultam em supersalários no serviço público.
Em sua manifestação, Flávio Dino destacou que o amplo conjunto de indenizações que gera remunerações acima do teto não encontra precedentes no direito brasileiro nem no direito comparado, mesmo em países mais ricos. A decisão é liminar e ainda será analisada pelo plenário do STF.
-
Iguatu2 semanas atrásEXCLUSIVO! RELATÓRIO ARCE: Fiscalização aponta falhas graves no abastecimento de água e sucateamento do SAAE de Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásOperação Arquimedes investiga suspeita de superfaturamento em compra de kits de matemática em Várzea Alegre
-
Ceará1 semana atrásDetran-CE confirma manutenção da baliza no exame prático da CNH no Ceará
-
Mundo2 semanas atrásVírus Nipah: o que se sabe sobre a doença altamente letal registrada na Índia
-
Economia1 semana atrásBNDES libera R$ 233 milhões para expansão do maior data center do Nordeste
-
Brasil2 semanas atrásPetrobras anuncia redução de 5,2% no preço da gasolina para distribuidoras
-
Brasil1 semana atrásProblemas de saúde afastaram 4,1 milhões de trabalhadores do mercado de trabalho em 2025
-
Ceará1 semana atrásCeará registra chuvas em mais de 130 municípios pelo terceiro dia consecutivo

