Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

Dólar fica estável com dados de emprego dos EUA, após o disparo da bolsa

Publicado

on

A Bolsa brasileira (B3) está em forte alta nesta quarta-feira (4/9). Por volta das 13h, o Ibovespa, principal índice da B3, subia 1,58%, alcançando 136.473 pontos. No mesmo horário, o dólar apresentava uma leve alta de 0,09%, cotado a R$ 5,64, o que representa uma estabilidade frente ao real.

João Vitor Saccardo, responsável pela mesa de renda variável da Convexa, atribui tanto o avanço da Bolsa quanto a estabilidade do dólar ao relatório Jolts (Job Openings and Labor Turnover Survey), divulgado nesta manhã sobre o mercado de trabalho americano. Segundo o Escritório de Estatística do Trabalho dos EUA, a abertura de empregos nos setores não agrícolas caiu de 7,91 milhões para 7,67 milhões entre junho e julho. Em julho de 2023, esse número era de 8,8 milhões.

Essa redução, embora pequena, é vista como um sinal de desaquecimento da economia americana, reforçando a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) possa cortar os juros básicos do país, atualmente entre 5,25% e 5,50%, o maior nível desde 2001.

A perspectiva de queda dessa taxa reduz a atratividade dos títulos da dívida americana, os Treasuries. Saccardo observa que, nesta quarta, esses papéis com vencimento em 10 anos estão recuando 1,10%. Isso tende a aumentar o interesse dos investidores por ativos de risco, como as ações negociadas em Bolsa. Além disso, a queda dos juros nos EUA também diminui a pressão de alta sobre o dólar. Mesmo assim, a tendência é que a moeda americana registre uma nova elevação nesta quarta-feira.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA