Noticias
Segundo estudo, o consumo de frutas secas pode ajudar contra diabetes
Frutas como uva, damasco, figo, ameixa, banana e tâmara são populares em suas versões desidratadas. Apesar de saborosas e calóricas devido à concentração de açúcar, um estudo recente melhora sua reputação.
Pesquisadores chineses analisaram dados de mais de 428 mil voluntários do UK Biobank e concluíram que o consumo de frutas secas pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, um distúrbio metabólico que afeta a insulina e os níveis de açúcar no sangue, causando danos cardiovasculares, renais e oculares. O estudo foi publicado na revista Nutrition and Metabolism.
A especialista Mieko destaca a necessidade de mais estudos em diferentes populações e a investigação dos mecanismos envolvidos. As frutas secas são ricas em nutrientes como flavonoides, carotenoides e fibras, que têm ação antioxidante, anti-inflamatória e melhoram a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose.
As fibras ajudam no controle glicêmico, equilibrando os níveis de açúcar no sangue. Frutas secas também acumulam vitaminas A e do complexo B, além de minerais como potássio, magnésio e fósforo. Durante a desidratação, os líquidos são eliminados, mas os nutrientes permanecem.Por exemplo, 100 gramas de uvas contêm 0,8g de fibra, enquanto a mesma quantidade de passas tem 5g, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da USP.
O valor calórico das frutas desidratadas é bem maior. Por exemplo, 100 gramas de uva-passa têm 300 kcal, enquanto a fruta fresca tem 50 kcal. Por isso, é importante consumir com moderação, considerando as características individuais e o estilo de vida. Para incluir frutas desidratadas de forma saudável, especialmente para diabéticos, é essencial controlar as porções e evitar consumi-las sozinhas para não causar picos de glicemia. A dica é combiná-las com alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis, como queijos, iogurtes e castanhas, para aumentar a saciedade.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

