Ceará

Docentes das universidades federais do Ceará decidiram encerrar coletivamente a greve

Published

on

Em uma assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 21, os docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) decidiram encerrar coletivamente a greve, vinculada à assinatura de um acordo com o Governo Federal. No entanto, o movimento paredista, que teve início em abril, só será finalizado após a conclusão dessa etapa, prevista para julho.

A decisão dos membros do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) ocorre após professores e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece) aceitarem as propostas apresentadas pelo Governo Federal.

Essa iniciativa será encaminhada ao Comando Nacional de Greve (CNG) do Sindicato Nacional (Andes), que representa a categoria nas negociações com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Após a assinatura do acordo com o Governo, a Reitoria da UFC convocará o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para definir o novo Calendário Universitário.

A assembleia docente ocorreu presencialmente no jardim da Reitoria da UFC, no bairro Benfica, em Fortaleza, e também foi transmitida ao vivo para os campi do interior. Na votação, os professores entenderam que as propostas do Governo eram limitadas, mas ainda assim representavam conquistas para o movimento grevista. O resultado foi de 107 votos a favor da saída da greve, 58 pela continuidade e sete abstenções. O sindicato aceitou a proposta do Governo Federal, apresentada em 25 de maio, que prevê um reajuste salarial de 0% em 2024, 9% em 2025 e 3,5% em 2026.

Na última segunda-feira, 17, os membros do sindicato realizaram uma assembleia para discutir a avaliação geral da greve e a análise de conjuntura.

Ouça nosso Podcast!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – DIREITO DE FAMÍLIA: REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS

EM ALTA

Sair da versão mobile