Saúde
DENGUE: Levantamento do Ministério da Saúde aponta que 340 municípios estão em situação de risco

340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue e chikungunya.

340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue e chikungunya.
É o que aponta o LIRAa, Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. Participaram do levantamento 1.844 cidades, entre janeiro e fevereiro deste ano. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o LIRAa é um instrumento fundamental para orientar as ações de controle dessas doenças.
“Porque o LIRAa, ele me dá, região por região da cidade, como está o índice de infestação. Quem conseguiu fazer a prevenção. Que regiões da cidade conseguiram obter bons resultados. E orientar quais são as ações necessárias, adequadas. Se é armazenamento, se é lixo em casa, se é depósitos que acabam acumulando a possibilidade de proliferação dos mosquitos. E os municípios que estão identificados com sinal de alerta, aqueles que estão em situação de risco maior, devem redobrar as ações”.
Além de ajudar os gestores a identificar os bairros em que há mais focos de reprodução do mosquito, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti também aponta o perfil desses criadouros. Os focos podem estar em formas de armazenamento de água, em caixa d’água; no lixo que não está sendo manejado adequadamente; e em depósitos domiciliares, como vasos de plantas. Por isso, o ministro da Saúde, Arthur Chioro reforça que combater a dengue e a chikungunya não é apenas função da prefeitura mas sim um dever de toda a sociedade.
“Essa é a hora de todo mundo trabalhar junto. Mobilizar todos os setores da administração pública, pessoal de manutenção urbana, limpeza urbana. As escolas que podem nos ajudar muito. Os agentes de saúde, profissionais de saúde, mas envolver a comunidade. Envolver os empresários, as donas de casa. Porque 15 minutos que se dedique por semana a dar uma geral na sua casa. Olhar a calha, caixa d’agua, vaso, olhar brinquedo no quintal. Se a gente conseguir eliminar esse criadouro. Se cada um fizer a sua lição de casa, a gente derruba o índice de infestação”.
A Região Nordeste concentra a maioria dos municípios com índices de risco de epidemia de dengue e chikungunya.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

