Noticias
Nova diretriz do SUS prevê identificação antecipada do autismo em crianças de 16 a 30 meses
Profissionais da atenção primária à saúde passarão a aplicar rotineiramente testes para identificar sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todas as crianças com idades entre 16 e 30 meses. Essa medida faz parte da nova linha de cuidado para o TEA, lançada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 18. A iniciativa integra a avaliação do desenvolvimento infantil e busca tornar o rastreio mais precoce e abrangente na rede pública.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é que as intervenções e estímulos necessários sejam iniciados mesmo antes do diagnóstico definitivo. A antecipação do cuidado é vista como essencial para garantir melhores perspectivas de autonomia e interação social para as crianças no futuro. A atuação precoce pode fazer grande diferença no desenvolvimento dos pacientes com TEA.
Estima-se que cerca de 1% da população brasileira conviva com o transtorno, de acordo com dados do governo. Além disso, o IBGE aponta que 71% das pessoas com TEA também apresentam outras deficiências. Esse dado reforça, na visão do ministério, a importância de promover ações integradas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo um cuidado mais completo e eficaz.
-
Brasil7 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil7 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil7 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Colunas7 dias atrásColuna: DIREITO E CIDADANIA: ELEIÇOES “MELADAS”
