Ceará
DECON alerta que escolas e faculdades não podem reter documentos ou negar provas em caso de inadimplência
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará, orienta aos pais e estudantes de escolas e faculdades do Estado que, com a proximidade do início do novo semestre letivo, as instituições de ensino não podem reter documentos escolares.

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará, orienta aos pais e estudantes de escolas e faculdades do Estado que, com a proximidade do início do novo semestre letivo, as instituições de ensino não podem reter documentos escolares.
Somente este ano, o DECON já registrou 31 reclamações do tipo. Os direitos do aluno inadimplente são garantidos pelo art. 6º da Lei 9.870, de 23 de novembro de 1999.
Assim, segundo o DECON, a escola não pode aplicar sanções pedagógicas como, impedir o acesso à sala de aula, suspender provas, reter documentos escolares, entre outros. Nem mesmo divulgar o nome do estudante ou contratante devedor, para que não haja constrangimento ou exposição vexatória.
Em 2015, foram 31 reclamações. Após a abertura da reclamação, o DECON encaminha uma notificação para a instituição de ensino conceder o documento em até 72 horas. Em caso de descumprimento, o fiscal do DECON vai até o estabelecimento para autuá-lo, gerando um processo administrativo e podendo aplicar as as penalidades do art. 18 do Decreto 2181/97 que varia de multa até interdição do estabelecimento.
O DECON acrescenta que a negativação do nome do consumidor junto aos cadastros de proteção ao crédito pode configurar-se prática abusiva, considerando que a prestação de serviço de educação possui caráter social e a instituição de ensino possui meios adequados judiciais para a cobrança da dívida.
Fonte: Site MP Ce
-
Iguatu6 dias atrás
Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu
-
Noticias6 dias atrás
Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil
-
Noticias7 dias atrás
Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro
-
Noticias6 dias atrás
Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza
-
Noticias6 dias atrás
Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos
-
Iguatu5 dias atrás
Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual
-
Noticias2 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias2 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim