Ceará

Começam audiências públicas do projeto Malha D’Água que pretende levar água para cidades e vilas

Published

on

A secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ceará começou a etapa de apresentação do projeto Malha D’Água e de realização de audiências públicas no Interior do Estado. O primeiro evento ocorreu em Solonópole e contou com a participação de lideranças comunitárias, políticas locais e do secretário Adjunto da SRH, Ramon Rodrigues, e do secretário Executivo, Aderilo Alcântara, no último dia 14.

O projeto visa distribuir de melhor maneira o recurso hídrico acumulado em reservatórios para várias localidades, evitando impactos maiores com a escassez de água ou mesmo colapso hídrico nos municípios cearenses.

Aderilo Alcântara destacou a importância do projeto para atender a demanda das comunidades rurais. “A água oriunda dos açudes será distribuída por rede de adutoras, evitando desperdício como ocorre atualmente com o recurso hídrico liberado em leitos de rios”, pontou Alcântara.

Mapa mostra canais e localidades que serão atendidas pelo projeto

Projeto

O projeto Malha d’Água vai ter uma extensão de 4.306 km de linhas adutoras principais, 305 estações de bombeamento e deve atender a 6,2 milhões de pessoas em 179 municípios. É estimado que haja uma vazão de água em 16,5 m³/s. A partir das estações, a Cagece deve distribuir a água tratada dentro do padrão de potabilidade para consumo aos municípios cearenses.

Deverão atendidas todas as localidades que são abastecidas por carros-pipas ou pequenas localidades que contam com o Programa São José e Água Para Todos. O projeto quer garantir água tanto em quantidade como em qualidade para as sedes urbanas de municípios que serão atendidos.

Municípios do Sertão Central e Vale do Jaguaribe serão atendidos.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile