Regional

Combate às arboviroses é intensificado em Cedro

Published

on

Moradores de vários bairros da cidade de Cedro participam nesta quinta-feira, 21, de blitz educativa sobre as medidas preventivas de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti que transmiti a chikungunya, dengue e zika. Serão entregues panfletos com orientações e dicas de como evitar que o mosquito Aedes aegypti se prolifere.

A iniciativa da Prefeitura de Cedro, por intermédio da Secretária de Saúde e Meio Ambiente, faz parte de uma série de ações voltadas à melhora do nível de conscientização da população no sentido de colaborar no combate ao mosquito transmissor.

Os bairros estão sendo definidos pela coordenação do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses de acordo com cronograma que obedece à constatação efetiva da presença do mosquito pelos agentes de combate às endemias. O prefeito Dr. Nilson Diniz explica que essas ações ajudam a minimizar os casos das doenças na cidade. “É nesse momento que nossa preocupação é redobrada com apoio da população, quando chegam as chuvas nossa preocupação aumenta.”, ressalta.

Membro da coordenação do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses em Cedro, Jussara Souza ressalta: é preciso evitar a dengue, começando por combater os focos de acúmulo de água, locais propícios à criação do inseto transmissor da doença. “Constatamos a importância do diálogo com as famílias e estudantes para que sensibilizem o maior número de pessoas sobre a melhor forma de armazenar água”, ressalta. Um carro volante com a voz do promotor de Justiça, Dr. Leydomar Nunes Pereira, solicita dos moradores empenho no combate e prevenção aos focos do Aedes aegipty.

O desafio da saúde nas escolas

Nos próximos meses serão realizadas gincanas escolares com o objetivo principal de tornar a participação dos estudantes um exercício de cidadania. Eles irão atuar como agentes multiplicadores das medidas preventivas contra as arboviroses, promover a conscientização não só dos alunos da Rede Municipal de Ensino como de toda população, que receberá ações educativas em casa e nos seus bairros.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile