Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Dia-a-Dia com Maria

Dia-a-dia com Maria: O Rio Jaguaribe clama por socorro

Publicado

on

O rio Jaguaribe nasce em Tauá e banha o Estado do Ceará, incluindo nosso município, tem bacia com área de 75.669 km², sendo o maior curso de água em território cearense com 610 km de comprimento, em cujo leito foram construídos grandes açudes cearenses:o Orós, o Castanhão e o Arneiroz II.

Apresenta em sua embocadura uma zona estuarina (ambiente aquático de transição entre um rio e o mar) grande, com diversas ilhas e canais sinuosos (gamboas), podendo o canal principal atingir 900 metros de largura, além de possuir uma área de mangue com 11,8 km.

Suas áreas planas ocorrem em toda a bacia, porém isoladas entre si, como a Chapada do Araripe, a Planície do Jaguaribe, os Tabuleiros do Baixo Jaguaribe, os Tabuleiros Costeiros, a Depressão de Iguatu e a Chapada do Apodi. Não constituem grandes extensões, mas são extremamente importantes do ponto de vista econômico.

Ao longo dos anos o velho “Rio das Onças” vem sendo prejudicado com toda espécie de ataque no percurso: destruição das matas ciliares, despejos de lixo e de fossas, retirada de areia para a construção civil, de modo que se não houver um engajamento de grupos ambientalistas para parte de sua área seja recuperada, tende a se tornar uma rede de esgotos a céu aberto, em pouco tempo. Apesar disso, pouco se tem informação de movimentos preservacionistas no sentido de evitar esse desastre e, nesse intuito, nada se tem além de algumas manifestações restritas a Iguatu, sem que exista a necessária conexão com outras regiões beneficiadas com a passagem do “maior rio seco do mundo”, de maneira que se efetivasse um gerenciamento de defesa mais amplo e em caráter de urgência.

Embora Iguatu tenha se destacado, sobretudo, por meio de militantes como Neto Braga, Dauyzio Silva e alguns outros, promovendo movimentos de sensibilização no sentido de alerta à preservação, tais ações, mesmo reiteradas, parecem infrutíferas ao considerarmos sua extensão quilométrica gigante e a inércia de políticos ou de pessoas sensíveis que ergam essa bandeira que, sem exageros de expressão, atenderia melhor a ‘meio mastro’, chorando o luto de um ecossistema que aos poucos falece.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias3 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias1 dia atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias1 dia atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias1 dia atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento1 dia atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias1 dia atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo2 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes2 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu2 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias2 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo6 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo6 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias6 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo6 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará6 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.