Noticias

Cinco estados devem zerar fila de cirurgias no SUS

Published

on

Os estados de Tocantins, Sergipe, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul têm a possibilidade de eliminar suas filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as previsões do Ministério da Saúde. Um balanço divulgado pelo ministério revela que, até outubro de 2023, foram realizadas 250 mil cirurgias no país, o que representa mais de 70% da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Redução de Filas.

O ministério espera que o novo programa diminua o tempo de espera dos pacientes por procedimentos que foram acumulados, principalmente durante a pandemia de covid-19. O governo federal anunciou um investimento de R$ 600 milhões. O ministério considera o combate às filas de cirurgias como um dos principais desafios do SUS.

O objetivo é realizar mais de 500 mil cirurgias da fila declarada pelos estados. Os procedimentos mais frequentes incluem cirurgia de catarata, remoção da vesícula biliar, cirurgia de hérnia, remoção de hemorroidas e histerectomia. O programa tem duração de um ano, com possibilidade de prorrogação por um período igual.

Ouça nossos Podcasts!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC

EM ALTA

Sair da versão mobile