Noticias
Censo 2022 mostra que Catarina, no Ceará, teve queda de quase 50% na população em 12 anos
Uma das consequências mais visíveis do êxodo rural é a diminuição da população em algumas cidades do interior do país. Esse fenômeno foi constatado pelo Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou que 71 dos 184 municípios cearenses perderam moradores entre 2010 e 2022.
O caso mais extremo foi o de Catarina, no Centro Sul do Ceará, que viu sua população cair de 18,7 mil habitantes, em 2010, para 10,2 mil, em 2022. Isso representa uma redução de 45,5%, a maior do Estado e uma das maiores do Brasil. A cidade, fundada em 1951, tem hoje o menor número de habitantes dos últimos 32 anos, segundo os dados do IBGE.
A perda de população pode afetar a economia e a qualidade de vida dos moradores que permanecem no município, pois implica em menos recursos federais e estaduais para investir em saúde, educação, infraestrutura e outros serviços públicos. Por isso, muitas prefeituras costumam contestar judicialmente os resultados do Censo, alegando que o IBGE subestimou o número de habitantes.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

