Noticias
Crianças e adolescentes também podem ter pressão alta
A hipertensão arterial é uma doença grave que pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive crianças e adolescentes. Por isso, é importante medir a pressão arterial regularmente, desde os 3 anos de idade, pelo menos uma vez por ano.
Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, publicadas em 2020 por entidades médicas, a hipertensão arterial pediátrica tem aumentado nos últimos anos. Os dados mostram que:
-entre 3% e 5% das crianças e adolescentes têm hipertensão arterial.
-entre 10% e 15% têm pressão arterial elevada.
A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, sem cura, e que foi responsável por quase 300 mil mortes no Brasil na última década.
Recomendações para crianças e adolescentes
Menores de 3 anos: só devem medir a pressão arterial se tiverem algum fator de risco, como prematuridade, baixo peso ao nascer ou problemas cardíacos congênitos.
A partir dos 3 anos: devem medir a pressão arterial anualmente.
Fatores de risco: Se a criança a partir dos 3 anos ou adolescente tiver sobrepeso, doença renal, diabetes ou usar medicamentos que aumentem a pressão arterial, a medição deve ser feita em todas as consultas médicas.
Nos adultos, a hipertensão arterial é diagnosticada quando a pressão arterial é igual ou maior que 14 por 9. Mas nos mais jovens, os valores são diferentes. Veja como é a classificação da pressão arterial em crianças e adolescentes:
Elevada: igual ou maior que 12 por 8.
Hipertensão de estágio 1 (menos grave): igual ou maior que 13 por 8.
Hipertensão de estágio 2: igual ou maior que 14 por 9.
-
Iguatu6 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Mundo6 dias atrásCardiologia mundial redefine conceito de infarto e alerta: exame de sangue isolado não basta para diagnóstico
-
Brasil5 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
