Noticias

Ceará receberá, a partir desta sexta-feira (16), o máximo de água disponível pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco

Published

on

Em virtude do prognóstico de chuvas abaixo da média neste ano, o estado do Ceará receberá, a partir desta sexta-feira (16), o máximo de água disponível pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT) por meio das redes sociais, após a solicitação de liberação da água ter sido aceita pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Segundo Elmano de Freitas, a água será liberada com uma vazão de 6,5 metros cúbicos (m³) por segundo, partindo do município de Jati em direção ao açude Castanhão.

“A medida neste momento é estratégica diante das chuvas registradas nos últimos dias. Com o solo úmido e a presença de água corrente no percurso até o Castanhão, são reduzidas as infiltrações e, com isso, o desperdício de água”, destacou Elmano.

Além disso, o governador ressaltou a importância de uma avaliação técnica constante para controlar eficientemente a liberação de água da Transposição, levando em consideração os níveis de chuva. O objetivo é priorizar a máxima recarga do Castanhão com o mínimo de desperdício de água durante o trajeto.

O ofício enviado ao MIDR data do último dia 2 de fevereiro e destaca o prognóstico climático da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) para 2024. Segundo esse prognóstico, há 45% de probabilidade de chuvas abaixo da média histórica nos meses de fevereiro a abril.

Diante da iminência de uma possível crise hídrica, o documento enfatiza a necessidade de implementar medidas preventivas e emergenciais, visando minimizar os impactos sobre a população e a economia local.

EM ALTA

Sair da versão mobile