Ceará
Ceará perde mais de 800 toneladas de caju por ano e deixa de arrecadar milhões em receita
O Ceará é o maior produtor de castanha de caju do Brasil, mas enfrenta um expressivo desperdício durante o processo produtivo. Cerca de 90% dos pedúnculos — a parte carnuda da fruta, também chamada de pseudofruto — acabam descartados no Estado. Apenas em 2024, aproximadamente 825 toneladas desse material foram perdidas, segundo dados do chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra.
Apesar desse cenário, agricultores e pesquisadores cearenses demonstram que o problema não está na falta de possibilidades de uso do caju. Além de aplicações tradicionais em doces, sucos, cajuína e compotas, o pedúnculo tem ganhado destaque na gastronomia contemporânea, especialmente em pratos veganos, como alternativa a recheios de origem animal. A castanha e o pseudofruto também já são utilizados como matéria-prima em setores como o de cosméticos e até na siderurgia.
Do ponto de vista econômico, o aproveitamento integral do caju poderia dobrar a arrecadação da produção no Ceará. É o que defende o presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Wandemberg Almeida. Em 2024, o valor arrecadado com a produção foi de cerca de R$ 4,7 milhões, mas poderia chegar a aproximadamente R$ 9,4 milhões, de acordo com dados da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM).
Segundo Saavedra, cada quilograma de castanha produzida corresponde a cerca de nove quilos de pedúnculo. Com base nessa estimativa e nos dados do levantamento da PAM, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Ceará produziu em torno de 917 mil toneladas de pseudofruto em 2024 — das quais cerca de 825 mil toneladas foram desperdiçadas. Para reduzir essas perdas, o especialista aponta como solução a adoção de clones de mudas de cajueiro anão, desenvolvidos pela Embrapa, que permitem maior produtividade e melhor aproveitamento do pedúnculo, embora com custos mais elevados.
-
Ceará2 semanas atrásGovernador anuncia concurso para professores da rede estadual do Ceará em 2026
-
Iguatu2 semanas atrásDenúncias repercutidas pela Mais FM e Balaio de Gatos são confirmadas por vereadores e revelam situação ainda mais grave na Cozinha Comunitária de Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásPrograma Mais Médicos Especialistas oferta 86 vagas imediatas no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásUnião aguarda estudo para implantar trens de passageiros em ferrovias desativadas no Nordeste
-
Noticias2 semanas atrásRomeiros retornavam de Juazeiro do Norte quando ônibus capotou e deixou 15 mortos, em Alagoas
-
Noticias2 semanas atrásAlphabet prevê quase dobrar investimentos em inteligência artificial em 2026
-
Iguatu2 semanas atrásIguatu receberá terminal de tancagem de combustíveis interligado à Transnordestina
-
Noticias2 semanas atrásSuspeito de furtar camarim do cantor Jonas Esticado, em Saboeiro, é exonerado de prefeitura de Aiuaba

