Ceará

Ceará já emite nova carteira de identidade; formato unifica dados e deve diminuir fraudes

Published

on

Os serviços de emissão de documentos de identificação no Ceará, incluindo a Casa do Cidadão e o Vapt Vupt, iniciaram a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta quinta-feira (11). Com essa implementação, o estado se une às unidades da federação que já adotaram o novo modelo.

A emissão do novo documento, a partir desta data, está em conformidade com o prazo estipulado pela Lei Federal nº 14.534/23, que estabelece que o número do Registro Geral da Carteira de Identidade deve ser o mesmo do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). De acordo com a legislação, os atuais documentos de identidade na versão antiga devem ser substituídos pela CIN até 2032.

Durante a inauguração da nova sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), localizada no bairro Benfica, em Fortaleza, o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres, explicou que o novo equipamento tem a capacidade de emitir até 350 unidades do documento por dia, totalizando cerca de 7 mil por mês.

Na ocasião, o governador Elmano de Freitas (PT) destacou que a adoção do novo formato traz benefícios para diversas áreas, incluindo a Segurança Pública, e contribui para o aprimoramento da inteligência dos órgãos cearenses.

O novo formato possibilita a unificação de dados para a prestação de serviços públicos em diversas áreas, conforme afirmou o titular da Pefoce, e também auxilia no combate a crimes, como o de falsidade ideológica.

“Existe um ganho muito significativo na unificação das bases, visando a redução das fraudes. Isso permite auxiliar nas investigações de todas as secretarias de Segurança Pública e oferecer serviços utilizando essa base em todos os estados”, complementou o titular. O governador Elmano de Freitas reiterou que a adoção desse formato traz vantagens para várias áreas, destacando novamente seu impacto positivo na Segurança Pública e no desenvolvimento da inteligência dos órgãos estaduais.

Ouça nossos Podcasts!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – PRINCIPAIS ASSUNTOS E DÚVIDAS NO DIREITO DE FAMÍLIA

EM ALTA

Sair da versão mobile