Ceará

Ceará encerra ano de 2017 com 5.114 assassinatos, 50% a mais que em 2016

Published

on

Número é recorde desde que a Secretaria da Segurança passou a divulgar o índice. Taxa ainda é parcial.

O Ceará encerrou o ano de 2017 com a marca de 5.114 assassinatos. O número é recorde desde que a Secretaria da Segurança Pública passou a divulgar o índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), em 2013. A taxa inclui ocorrências de homicídio doloso (quando há intenção de matar), latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

A Secretaria da Segurança divulgou um balanço parcial com 4.997 assassinatos até o dia 23 de dezembro. Com base em relatórios de ocorrências registradas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), o G1 listou outras 117 mortes, totalizando 5.114 CVLIs.

A pasta afirmou que não vai se pronunciar de forma oficial porque os números ainda são parciais. Os dados consolidados serão apresentados em coletiva de imprensa no mês de janeiro, conforme a SSPDS.

Outubro deste ano foi o mês mais violento do Ceará, com um total de 516 assassinatos registrados. O Ceará registrou pelo menos seis chacinas em 2017.

No dia 14 de novembro, o governador Camilo Santana afirmou 82% dos homicídios ocorrem entre facções criminosas que disputam território de tráfico de droga.

Fonte: G1

EM ALTA

Sair da versão mobile