Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Ceará deve trabalhar para atrair cérebros, dizem especialistas em inovação

Publicado

on

E se em vez de o Estado do Ceará tentar evitar a chamada ‘fuga de cérebros’ trabalhasse para atrai-los? Essa foi uma das ideias debatidas durante o evento Ceará Global 2021, que neste ano, aborda a questão dos clusters, que são agrupamento de diferentes negócios, conectados por suas relações empresariais.

De acordo com o CEO da Elephants Labs e do Movimento Winds for Future, Igor Juaçaba, um dos painelistas do encontro online, promovido pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, que segue até sexta-feira, 15, essa deveria ser uma meta quando se pensa em usar inovação para promover o empreendedorismo internacional de startups cearenses.

“Se a gente estiver atraindo cérebros (profissionais e pesquisadores altamente capacitados), isso significa que estaremos também fazendo um belo trabalho internamente”, defendeu. Ele citou que, além de promover um ambiente de inovação e tecnologia, o Ceará tem como diferenciais nesse processo itens como qualidade de vida e até mesmo um hobby, que costuma atrair não só amantes do esporte, mas também grandes investidores em seus momentos de lazer.

“Disparadamente, a principal plataforma desse público no Estado é o kitesurfe, mais notadamente na Praia do Cumbuco (em Caucaia). O esporte traz para cá investidores do mundo inteiro que alavancam a economia dos resorts. Tem muitos ‘CEOs Forbes 500’ (em referência à publicação das 500 maiores fortunas do mundo publicadas pela revista) vindo praticar o kitesurf e, assim como ele vem para se divertir pode vir para investir”, aposta.

Juaçaba acrescenta que outros países como o Canadá já trabalham a atração de talentos por meio da promoção da qualidade de vida e que o mesmo pode ser feito no Estado. “Principalmente, com a pandemia muita coisa foi acelerada. Uma delas é que se pode trabalhar de qualquer lugar do mundo. E se eu posso fazer isso por que não posso trabalhar em um local com melhor qualidade de vida”, questiona.

Em sentido semelhante, o vice-reitor de pesquisa da Universidade de Fortaleza, Milton Sousa, destacou uma iniciativa, da instituição de ensino, que busca promover troca de conhecimentos e ampliar a rede de relacionamentos (networking) entre empresas startups cearenses e estrangeiras. “Nós transformamos a incubadora que tínhamos em uma aceleradora e criamos um projeto que traz startups de fora para ficar um tempo na universidade, conhecendo também nossos parceiros. A partir disso, construímos networking e pontos de contato em outros países”, exemplifica.

Sousa cita como outra vantagem que essa espécie de intercâmbio possibilita que “quem vem de fora possa explicar melhor como funcionam outros mercados, principalmente na América Latina, Europa e também os países de língua portuguesa”. Atualmente, segundo o secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará (Sedet-CE), Júlio Cavalcante, o Estado conta com 48 startups distribuídas por 9 macrorregiões.

Cavalcante foi também o mediador do painel ‘Inovação e Desenvolvimento: A Chave Para o Empreendedorismo Internacional’, que contou ainda com a presença de Sampaio Filho, diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que citou, por sua vez, um ‘case em desenvolvimento’ que está apresentando “grande avanço, em Juazeiro do Norte, por meio da parceria entre startups e uma grande indústria”.

E, por falar em avanço, mais cedo, durante o painel ‘Clusters: Estratégias de Desenvolvimento’, o titular da Sedet-CE, secretário Maia Júnior, disse que a celeridade no processo de formação de um ‘hub do hidrogênio verde’ no Estado ocorre por conta da estratégia do poder público em investir em mercados com forte demanda internacional.

“Onde houver demanda haverá investimento, seja de origem pública ou privada. Para atrair qualquer empresa é preciso ter mercado. Por que o Ceará atraiu tão rapidamente 16 grandes empresas na área de hidrogênio verde e apenas uma refinaria? Porque há um forte demanda global para uma indústria e não há para a outra”, disse.

No Ceará, segundo destacou Maia Júnior, a formação de clusters é potencializado pela existência de hubs como o portuário e o aeroportuário. Nesse sentido, ele lembrou o papel do Estado como indutor de investimentos, mas defendeu a importância de que os governos saibam “a hora de sair” e deixar a iniciativa privada “caminhar por conta própria”.

“O Estado tem que saber entrar e sair. Eu vejo que o Ceará está pronto para acolher e atrair o capital privado. Temos procurado dar liberdade econômica ao investidor, mas também é inegável que um equipamento como o Porto do Pecém, dificilmente teria surgido sem o papel estatal como o indutor e, agora, ele é parceiro do Porto de Roterdã”, argumenta.

Além de Maia Júnior, o painel contou com a presença do secretário de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Ceará, Célio Bezerra, e do consultor sênior da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), André Barbosa. Já o diretor corporativo de O POVO, Cliff Vilar, foi o mediador dos debates.

O Ceará Global 2021 ‘Clusters’ começou nesta quinta-feira, 14, e segue até sexta, 15, com um total de 12 painéis. Entre alguns dos temas discutidos, estão: os investimentos estrangeiros; o hub do comércio exterior; transformação digital pública; desenvolvimento sustentável; além das chamadas ‘novas economias’.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias2 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias2 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias2 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu3 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias4 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias4 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias4 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento4 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias4 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias5 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias5 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo5 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo5 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes5 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu5 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias5 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu7 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.