(Foto: Reprodução)

Uma ninhada de 83 tartarugas da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecida como tartaruga verde, que corre risco de extinção, nasceu na última quinta-feira (14) na Praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O trabalho de mapeamento e acompanhamento dos ninhos foi feito pelo Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) em parceria com o grupo Interpesca, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que conta com a coordenação do biólogo Renato César.

Segundo Thiago Menezes, engenheiro de pesca e gerente de orla do IMAC, após 62 dias da desova, de um total de 157 ovos, 83 tartaruguinhas nasceram, um percentual de eclosão relativamente baixo de aproximadamente 53%.

“Os ovos precisam de um ambiente mais quente para eclodir. Esse índice de nascimento é compreensível, tendo em vista que o fator determinante para desenvolvimento embrionário é a temperatura, e estamos no período chuvoso com dias bem nublado”, explica Thiago.

O IMAC acompanha e registra a fauna costeira do município de Caucaia. Com essa iniciativa, é possível monitorar o meio ambiente no litoral e tomar atitudes de proteção e preservação do ambiente marinho.

Fonte: G1