Política

Câmara recebe CEMEAR e CMDCA em sessão especial

Published

on

 

Na última quinta-feira, 14, em sessão especial,a Câmara Municipal de Iguatu (CMI) recebeu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Iguatu (CMDCA) e o Centro Microrregional Especializado de Atenção à Saúde Reprodutiva e Sexual (CEMEAR). O objetivo da ida é tornar públicas as ações desenvolvidas pelas entidades, bem como ganhar o apoio do legislativo municipal nas políticas por elas desenvolvidas.

O presidente do CMDCA, Edvaldo Ferreira, apresentou aos edis a campanha ‘Violência nem de brincadeira, arma não é brinquedo’ que tem a função de formular políticas públicas em prol de uma cultura de paz. “A banalização de todos os tipos de armas de brinquedo que imitam as armas de fogo é assustadora.A campanha tem a finalidade de conscientizar pais e familiares a não presentearem crianças com armas, desestimulando a violência na infância e prezando pelo brincar educativo”, explicou Edvaldo.

A campanha de caráter permanente já arrecadou mais de 300 armas de brinquedo. O principal ponto de recepção é a sede da secretária de Assistência Social. Todos os seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) participam da campanha. “Muito louvável essa campanha e principalmente por ser trabalhada em locais prioritariamente situados em áreas de maior vulnerabilidade social”, afirmou Mário Rodrigues (PDT), presidente do legislativo municipal.

CEMEAR

Coordenadora do CEMEAR, a enfermeira Alexandra Araújo, em alusão à campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada ‘Dezembro Vermelho’, apresentou estrutura organizacional do centro, com as estratégias e prevenção combinada do HIV e de Cuidado Integral à Saúde, e falou ainda sobre os dados epidemiológicos do município, bem como sobre a importância da realização dos testes rápidos.“O Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais já tem 10 anos no município, mas este é o primeiro ano, desde a sua criação, que ele conta com um médico infectologista. Iguatu tem hoje um atendimento especializado para os pacientes soropositivos. Antes, esses pacientes precisavam se deslocar até Fortaleza para realizar o tratamento. Hoje ele é feito aqui mesmo na cidade”, destacou Araújo.

Conforme a coordenadora, 270 portadores do vírus infeccioso são acompanhados pelo CEMEAR. “Percebo que ações como a do ‘Dezembro Vermelho’podem unir ainda mais opoder público e sociedade em ações de prevenção ao HIV/AIDS”,disse o vereador e também enfermeiro Bandeira Jr (PMDB).

Apenas os requerimentos escritos e verbais dos parlamentares passaram por votação. A mesa diretora anunciou para a próxima semana as duas últimas sessões do ano, antes do recesso.

EM ALTA

Sair da versão mobile