Brasil
Câmara aprova MP do reajuste do salário mínimo com política de valorização e correção do IR
Nesta quarta-feira, 23, a Câmara dos Deputados aprovou com larga margem de apoio, 439 votos favoráveis e apenas 1 contrário, a medida provisória que promoveu o reajuste do salário mínimo para o valor de R$1.320 no corrente ano. Além disso, essa medida estabelece uma nova política de valorização anual para o salário mínimo e também realiza ajustes na tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Nesse contexto, a Câmara agora se concentra na análise dos destaques, que são sugestões de alterações ao texto original. Entre essas modificações, está a proposta de eliminar a tributação sobre os investimentos realizados por indivíduos através de empresas controladas no exterior, popularmente conhecidas como “offshore”. Essa mudança reflete o entendimento alcançado entre o governo e o Congresso.
Durante a sessão, o deputado Altineu Côrtes, líder do PL na Câmara, chegou a apresentar um destaque visando remover a correção do IR contida na medida provisória, porém, posteriormente, optou por desistir dessa proposta. A inclusão da proposta referente ao IR na MP que versa sobre o salário mínimo foi um acordo pactuado entre o governo e os líderes dos diferentes partidos na Câmara. No entanto, nos momentos recentes, parlamentares, inclusive aqueles ligados ao Centrão, começaram a ponderar a possibilidade de rejeitar essa ideia, uma reviravolta que gerou preocupações entre os membros da área econômica.
O novo valor do salário mínimo está em vigor desde o dia 1º de maio, data em que a medida provisória foi emitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Adicionalmente, o presidente também apresentou um projeto de lei que, posteriormente, foi incorporado à medida provisória aprovada. Esse projeto estabeleceu a política de valorização do salário mínimo, baseada na correção anual por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) combinado com o Produto Interno Bruto (PIB) consolidado dos dois anos anteriores.
Ouça nossos Podcasts!
PODCAST MAIS JUSTIÇA – FRAUDES BANCÁRIAS E SUPERENDIVIDAMENTO
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

