Brasil
Câmara aprova direito de resposta em meios de comunicação

O deputado Federal, Miro Teixeira, da Rede da Sustentabilidade, do Rio de Janeiro, considera que o projeto de Lei que regulamenta o direito de resposta nos meios de comunicação, aprovado nesta terça-feira pelo plenário da Câmara dos Deputados, vai oprimir a Imprensa no país.
“O cidadão vai ver o reportariado ficar oprimido por uma lei de direito de resposta. Não é de interesse da cidadania, não é de interesse da vida pública.”
REPÓRTER: O projeto aprovado pelos deputados federais considera ofensivo o conteúdo que for publicado em TVs, Rádios, Jornais e revistas entre outros, que atente contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou imagem de pessoas físicas ou de empresas. Além disso, a norma assegura de forma gratuita, o direito de retratação proporcional à ofensa, no mesmo espaço, dia da semana, com o mesmo tempo e horário da publicação do material ofensivo. O veículo de comunicação que não atender aos pedidos de respostas pode ser processado na Justiça e pagar multas. A líder do PC do B, deputada Federal, Jandira Feghali, também do Rio de Janeiro, é a favor da regulamentação. Ela acredita que, diante de ofensas, todo cidadão tem o direito de se defender.
“Todo mundo tem que entender que, por trás de cada cidadão, tem uma família, tem um contexto social. Depois que queimam a imagem de uma pessoa, não estou falando do agente político, o filho na escola, o contexto social da vida, a pessoa tem que ter o direito de responder e de reagir, aqui não está se impedindo nem a investigação, nem o direito de noticiar. O que nós estamos tentando garantir que é o direito de resposta prevaleça regulamentando o que está na Constituição.”
Antes de passar a valer, o projeto de Lei que regulamenta o direito de resposta nos meios de comunicação precisa passar por análise no Senado.
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025
-
Iguatu3 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias5 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias5 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo6 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias6 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Ceará6 dias atrás
60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico