Colunas
DIREITO E CIDADANIA: COMO EVITAR OS GOLPES VIRTUAIS DE FINAL DO ANO
Com a aproximação do final de ano se verifica um aumento nas tentativas criminosas de execução de golpes virtuais que lesam os consumidores desavisados.
Com a aproximação do final de ano se verifica um aumento nas tentativas criminosas de execução de golpes virtuais que lesam os consumidores desavisados. Isso ocorre porque os criminosos costumam agir quando há um acréscimo nas compras pela internet, por conta das festividades de Natal, bem como o pagamento do 13º salário e outras bonificações dadas por empresas a seus funcionários, crescendo o interesse de criminosos nesse valor circulante.
E um dos golpes mais frequentes é o que envolve pacotes de viagens, conta de alta demanda nesse período, ocasião em que criminosos aproveitam para forjar promoções – seja de passagens ou de hospedagens – de regra com valores bem mais baixos que o padrão.
Também é frequente que se forjem presentes para enganar o consumidor, o que normalmente é feito por remessa de e-mail alertando para brindes, como também envio de mensagens por aplicativos ou redes sociais. Nessa modalidade, muitos usuários das redes sociais acabam sendo redirecionados para sites maliciosos ou efetuam pagamento de falsas taxas para o envio do suposto presente, que nunca chega.
Nem mesmo aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho, com o acréscimo nas vagas temporárias, por conta das festividades e aumento das vendas, ficam imunes aos golpes. Por meio da falsa oferta de vagas de emprego, geralmente com salários atrativos e pouca experiência, criminosos acabam por conseguir dados de pretensos candidatos, ou até mesmo acessar informações sigilosas destes usuários, para uso indevido.
O período final do ano também é sempre relacionado a sorteios, sendo o exemplo mais evidente o da Mega da Virada que, embora organizada pela Loteria Federal, é alvo constante de oferta de sorteios vantajosos em sites fraudulentos, que promovem a venda de falsos “bolões da Mega da Virada”, sem que as apostas sejam realizadas de fato.
A lista, meus amigos, é infinita, dada a capacidade que têm os falsários de se aproveitarem da ocasião. Mas é possível evitar ser vítima de tais golpes com medidas simples e eficazes, como por exemplo:
– Não abrir links enviados por sites e pessoas desconhecidas, seja por e-mail ou mensagens em redes sociais;
– Manter o antivírus atualizado, assim como sistema operacional e seus respectivos softwares;
– Desconfiar de qualquer vantagem (seja em oferta de empregos, compras, sorteios, bolões de loterias e brindes), para, com isso, não cair nos golpes;
– Jamais enviar dados pessoais, como CPF, RG, Nome Completo, filiação e dados bancários, para desconhecidos;
São dicas simples e que podem evitar uma grande dor de cabeça e prejuízo financeiros de grande monta.
Romualdo Lima.
Procurador Federal
Ex-Conselheiro estadual da OAB/CE
Conselheiro vitalício do Conselho da OAB – Subseção Iguatu
-
Iguatu2 semanas atrásRelator do TRE-CE vota pela cassação de Roberto Filho e afirma envolvimento da chapa com facção criminosa
-
Ceará1 semana atrásElmano de Freitas anuncia novo parque industrial calçadista no Ceará com investimento de R$ 40 milhões e previsão de 800 novos empregos
-
Iguatu1 semana atrásConfira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa quarta-feira, 29
-
Esportes1 semana atrásPerícia determina que CBF pague R$ 75 milhões ao Icasa por erro ocorrido em 2013
-
Curiosidades1 semana atrásAstrofotógrafo registra a “Galáxia do Coração” em imagem de alta qualidade
-
Noticias1 semana atrás16 trabalhadores são salvos de exploração análoga à escravidão em obra na Grande Fortaleza
-
Noticias1 semana atrásCorredores relatam agressões cometidas por mulher moradora de rua na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza
-
Noticias6 dias atrásColisão entre caminhões causa incêndio e explosões na BR-222, no Ceará

