Política

Assuntos.Net: Copom mantém a taxa básica de juros em 7,25%

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 7,25% ao ano. Desde outubro do ano passado, os juros estão nesse patamar. A decisão foi unânime, e já era esperada pela maioria do mercado financeiro.

Published

on

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 7,25% ao ano. Desde outubro do ano passado, os juros estão nesse patamar. A decisão foi unânime, e já era esperada pela maioria do mercado financeiro.

No entanto, o Banco Central mudou o discurso e deixou a porta aberta para voltar a subir os juros: coisa que não faz desde julho de 2011. Os diretores do Copom aboliram do comunicado a expressão “suficientemente prolongado” para indicar que a estratégia de manter os juros estava firme. Mas indicou que o juro pode subir. Com a decisão do Copom e a inflação em alta, o Brasil conviverá com menor juro real dos últimos 19 anos.

Sepultamento de Chavez

O sepultamento do corpo de Hugo Chávez ocorrerá nesta sexta (08). Dilma Rousseff irá a Caracas. Lula viajará com ela no avião presidencial. Condenado no mensalão, José Dirceu pediu autorização ao STF para viajar. Relator do mensalão e presidente do Supremo, o ministro Joaquim Barbosa decidirá nesta quinta.

Deputados aprovam extinção do 14º e 15º salários na assembleia

Por decisão unânime, o Colégio de Líderes e a Mesa Diretora da Casa da Assembleia Legislativa do Ceará aprovaram, em reunião na tarde desta quarta-feira (06), a extinção da ajuda de custo, também conhecida como 14º e 15º salários, que os parlamentares recebem no começo e no fim de cada ano. Segundo o presidente da AL, deputado José Albuquerque (PSB), o projeto de resolução que altera o artigo 130 do Regimento Interno da Casa, que estabelece a ajuda de custo, será lido durante a sessão plenária desta quinta-feira (07), e até a próxima semana será votado em plenário. Se aprovada, passa a valer ainda este ano e os subsídios extras passarão a ser pagos na Assembleia somente no início e no fim do mandato parlamentar.

Cearense terá mais um feriado este mês

O cearense conta com mais um feriado em sua agenda. Pouca gente sabe, mas, no próximo dia 25 de março, data da abolição da escravidão no Ceará, será feriado da data magna do Estado. No ano passado, no entanto, como o feriado caiu em um domingo, a data passou despercebida. Com mais este dia de lazer, o mês de março passa a ter três feriados em um intervalo de duas semanas. Dois deles acumulam três dias, já que emendam com o fim de semana. Em 19 de março, é celebrado o Dia de São José e, no dia 29, a Sexta-Feira da Paixão, data em que os cristãos lembram a morte de Jesus Cristo. A Lei de nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, estabelece que são feriados civis a data magna do Estado fixada em legislação estadual.

Debates sobre a Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na próxima sexta-feira, os deputados da Assembleia Legislativa já iniciaram seus pronunciamentos em defesa da categoria. A deputada Mirian Sobreira (PSB) levou para a tribuna da Casa um levantamento sobre a situação de risco em que as mulheres do Ceará passam, dando destaque para as mortes após o parto. Mirian Sobreira afirmou que o País ainda apresenta alto índice de mortalidade materna pela falta de atendimento básico. No Ceará, foi lançado o pacto cearense para redução da morte materna.

Mulher no exército

O Exército brasileiro lembra que está completando 190 anos desde que a primeira mulher brasileira participou de combate: Maria Quitéria de Jesus, heroína da Guerra da Independência. Apesar disso só em 1943, portanto, há 70 anos, as mulheres passaram a ser oficialmente aceitas no Exército, na Segunda Guerra.

Conta a violência

A presidente Dilma vai lançar medidas às mulheres. Vai criar uma rede no SUS para atender mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual.

Bate-boca adia eleição de pastor pela Câmara

Em meio a bate-boca de deputados, Marco Feliciano (PSC-SP), acusado de ser homofóbico e racista, não foi oficializado para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. A eleição pode ocorrer hoje. Gabriel Chalita (PMDB-SP) preside Educação. José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP) integrarão Constituição e Justiça.

A morte é inevitável

O problema é que, mesmo quando esperada, ela vem de repente e pega todos de surpresa. Nos últimos dias perdemos amigos e outros estão em observação nas clínicas. A morte do líder venezuelano causou surpresa a aliados e opositores. O mesmo ocorreu com o vocalista da banda Charlie Brown Jr., Alexandre Magno Abrão, 42 anos, conhecido como Chorão, com repercussão junto aos fãs. É assim a vida. Todos morreremos.

Susep mira título de capitalização

A ascensão das classes mais pobres e o gosto do brasileiro por sorteios fizeram o mercado de títulos de capitalização dobrar em cinco anos, para R$ 16,5 bilhões. Agora, a Susep aperta a regulamentação do setor.

Pra valer

Tem gente do governo que se convenceu de vez que Eduardo Campos é candidato para valer em 2014, depois que o governador contratou o marqueteiro Duda Mendonça.

Águas de março

Com inverno incerto, população aceita até temporal. No açude trussu, não faltará água para abastecimento e não teremos racionamento, já que o consumo não chega a 10%. Mas a evaporação tem reduzido o volume d’água no açude. Que venham as águas de março.

EM ALTA

Sair da versão mobile