Iguatu
Artista Iguatuense retorna com montagem Teatral no Rio de Janeiro

Durante toda sua carreira artistica o artista Cleilson Queiroz de Iguatu/CE sempre demonstrou grande dedicação a preservação da sua arte, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro Musical e Dança. Trabalha com teatro desde 2008, quando entra na Cia Ortaet de Teatro e no Grupo de atores do SESC.
Participou como ator dos espetáculos “José”, “Bruxas e Fadas numa Missão encantada” e “Entre Oito Paredes” pela Cia Ortaet de Teatro. Neste mesmo ano o conto “Pai contra mãe”, do Machado de Assis no SESC Iguatu. De 2009 a 2011 dedicou-se a um processo de formação em cursos profissionais na área teatral, onde participou da montagem “Sonho de Uma noite de Verão” e recicla-se quanto encenador. No ano de 2011 adentra na Universidade Regional do Cariri, no Curso de Teatro, onde produz produz um monólogo denominado “É o que fica”, partindo-se de um processo do Ator- encenador – Dramaturgo, onde o mesmo tem resultados significativos em festivais de Fortaleza e aprovação e publicação de um artigo também sobre o processo. Participou também do “Espetáculo Marta, a árvore e o Relógio”,selecionado pelo edital da SECULT do ano de 2012. Por um processo de transferência, no início de 2014 entrou no curso de Teatro da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, onde residiu trabalhando como ator de Teatro e Cinema e no projeto de Teatro na prisão.
Atulmente Cleilson Queiroz é aluno do Mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO onde desenvolve diversas trabalhos cênicos, nesse ano de 2017 Cleilson volta ao Ceará com a circulação do Espetáculo “Sofia -35” trabalho montado com apoio da UNIRIO e do Ministério da Cultura, nessa nova circulação o projeto conta com o financiamento do Governo do Estado do Ceará através do Fundo Estadual da Cultura, aprovado no Edital “Incentivo às Artes” da SECULT CE em 2015, o espetáculo irá circular por oito cidade cearenses que são: Iguatu, Acopiara, Icó, Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e na capital Fortaleza.
Espetáculo “Sofia -35”
O ator retrata a primeira vez que viu uma travesti de perto, relacionando o estado de choque e perplexidade em que foi imerso com trechos ficcionais, criando uma personagem travesti que narra a história de forma cênica. O trabalho propõe uma ruptura com a narrativa linear, uma vez que Sofia em determinados momentos narra sua história de vida e em seguida me questiona como autor da peça, meus valores e preconceitos.
35 anos. Sofia –35. Sofia menos 35. Sofia e seus últimos 35 anos. Sofia em contagem regressiva. Atualmente esta é a expectativa de vida de uma travesti no Brasil.
Em 2012 foram assassinadas 128 travestis no país, do total estimado de cinquenta mil travestis. Ou seja, 1 a cada 400 travestis são assassinadas todos os anos no Brasil e estima-se ainda que 90% trabalham na prostituição.
Travestis são comumente representadas em telenovelas, filmes, espetáculos teatrais, na literatura contemporânea, mas de forma meramente marginalizada, promíscua e sexualizada. Busco um ponto de vista dialético, refutando a imagem parcial que é oferecida às travestis. O espetáculo “Sofia –35”; discute também a religiosidade dos grupos homoafetivos do Nordeste, considerando o espaço de repressão que muitas vezes a igreja representa.
Em Iguatu
No próximo dia 27 de Janeiro acontecerá na cidade de Iguatu a primeira apresentação da temporada no Estado do Ceará, como ponto de partida o Teatro Municipal Pedro Lima Verde receberá o trabalho do ator Clelson Queiroz que proporcionará ao publico iguatuense reflexões e debates acerca do tema principal da obra, o acesso ao público será gratuito.
Para Cleilson Queiroz o retorno a sua cidade natal é uma celebração à vida, a sua arte e todos os que fortalecem esse trabalho ter continuidade, espero poder rever velhos amigos e conhecer a turma nova que atua no campo cultural da cidade, bem como proporcionar ao nosso público acesso aos bens culturais que são produzidos em outro eixo artístico, disse.
A apresentação na cidade de Iguatu conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, segundo o secretário Jan Messias essa é uma forma de proporcionarmos o fortalecimento da formação de platéia em nosso Teatro Municipal Pedro Lima Verde e desde já convidamos todos à se fazerem presentes para conferir gratuitamente esse acesso à boa cultura de nossa cidade, ressaltou.
Sofia -35 tem indicação de idade mínima de 14 anos e é aberto ao público gratuitamente, o público será limitado de acordo com a capacidade do espaço e serão distribuídas senhas à partir das 16h na Bilheteria do Teatro Municipal Pedro Lima Verde.
Serviço
Espetáculo Sofia -35
Temporada Ceará 2017
Teatro Municipal Pedro Lima Verde
27 de Janeiro – 20h
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025
-
Videos5 dias atrás
Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco