Iguatu

Após protestos e pressão prefeito envia à câmara projeto sobre o incentivo das agentes de saúde de Iguatu

Published

on

Após uma longa reunião na manhã desta segunda-feira, 21, o prefeito de Iguatu Aderilo Alcântara, enviou à câmara municipal de Iguatu o projeto de lei que garante novamente o pagamento do incentivo às agentes de saúde da cidade em dinheiro. A ação é feita após uma série de atos públicos de protesto promovidos pelas agentes de saúde após Aderilo determinar que os recursos do incentivo, chamado muitas vezes de “14º”, seriam pagos com material de trabalho. A decisão provocou revolta entre as agentes de saúde, pois, segundo a categoria, o recurso que vem do governo federal era pago em dinheiro e não acharam justo a mudança na forma de pagamento. Ainda segundo elas o recurso para o material de trabalho nunca foram concretizados, já que nem farda elas recebiam.

Reunião tensa
Ainda na manhã desta segunda-feira, sob o pretexto de uma reunião, convertida apenas em discurso, a gestão municipal justificou as dificuldades enfrentadas como sendo causadas pelo Governo Estadual e Federal. Na ocasião até o ex-deputado José Ilo Dantas esteve presente ao lado do filho, o deputado Agenor Neto. No primeiro momento o deputado estadual Agenor Neto discursou sobre as dificuldades, relembrando outros discursos sobre a saúde na região. Em seguida foi a vez de Aderilo Alcântara falar seguindo a mesma linha. Ao final garantiu o retorno do incentivo ao modo de pagamento anterior. A falta de uma data fez muitas agentes de saúde sairem revoltadas com o encontro com o prefeito, que durou mais de duas horas e meia em uma auditório sem climatização.
O resultado da reunião veio no início da tarde, quando o prefeito remeteu para a câmara municipal o projeto que redefine o destino dos recursos. Em mensagem postada nas redes sociais o presidente da câmara, o vereador Rubenildo Cadeira, afirmou que irá votar o projeto na sessão desta terça-feira, 22.

Entenda o caso

As dificuldades enfretadas pelas agentes de saúde em Iguatu já foram tema de ampla reportagem da MaisFM Educativa no quando da manifestação feita.
Confira aqui a matéria completa: https://www.facebook.com/MaisfmIguatu/posts/783812411751041

EM ALTA

Sair da versão mobile