Ceará

Após fortes chuvas, Ceará tem 36 açudes sangrando

Published

on

Após intensas chuvas, o estado do Ceará registra 36 açudes que atingiram 100% de sua capacidade. Os dados, divulgados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) nesta segunda-feira (1º), também indicam que outros 15 reservatórios estão com mais de 90% de sua capacidade total.

acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh agora está em 46% de sua capacidade, um aumento significativo em relação aos 37% no início da quadra chuvosa.

Dentre os açudes que alcançaram a capacidade máxima, destacam-se:

  1. Açude Ema, localizado em Iracema.
  2. São José I, situado em Boa Viagem.
  3. Fogareiro, em Quixeramobim.
  4. Catucinzenta, em Aquiraz.

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação cada.

De acordo com o monitoramento da Cogerh, o aporte de água aos açudes cearenses é mais significativo no trimestre de março, abril e maio, sendo abril historicamente o mês com maior volume aportado.

diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, ressalta que embora haja motivos para comemoração, é necessário manter a cautela, especialmente considerando a saída de um período de El Niño. Ele enfatiza a importância do uso consciente da água, lembrando que a região é semiárida e que a próxima quadra chuvosa ainda é incerta.

Um marco significativo ocorreu com o açude Ema, que sangrou após 15 anos. Localizado no município de Iracema, o açude possui um volume total de 10,3 milhões de metros cúbicos, e a lâmina de sangria atingiu 53 centímetros no último domingo (31).

EM ALTA

Sair da versão mobile