Ceará
Após fortes chuvas, Ceará tem 36 açudes sangrando
Após intensas chuvas, o estado do Ceará registra 36 açudes que atingiram 100% de sua capacidade. Os dados, divulgados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) nesta segunda-feira (1º), também indicam que outros 15 reservatórios estão com mais de 90% de sua capacidade total.
O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh agora está em 46% de sua capacidade, um aumento significativo em relação aos 37% no início da quadra chuvosa.
Dentre os açudes que alcançaram a capacidade máxima, destacam-se:
- Açude Ema, localizado em Iracema.
- São José I, situado em Boa Viagem.
- Fogareiro, em Quixeramobim.
- Catucinzenta, em Aquiraz.
As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação cada.
De acordo com o monitoramento da Cogerh, o aporte de água aos açudes cearenses é mais significativo no trimestre de março, abril e maio, sendo abril historicamente o mês com maior volume aportado.
O diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, ressalta que embora haja motivos para comemoração, é necessário manter a cautela, especialmente considerando a saída de um período de El Niño. Ele enfatiza a importância do uso consciente da água, lembrando que a região é semiárida e que a próxima quadra chuvosa ainda é incerta.
Um marco significativo ocorreu com o açude Ema, que sangrou após 15 anos. Localizado no município de Iracema, o açude possui um volume total de 10,3 milhões de metros cúbicos, e a lâmina de sangria atingiu 53 centímetros no último domingo (31).
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu3 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará3 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE
-
Brasil3 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF

