Ceará
Aplicativo para dispositivos móveis amplia acesso do consumidor ao canal de solução de conflitos de consumo

O Consumidor.gov.br ganhou versão mobile para acesso em dispositivos móveis. Agora, os consumidores poderão baixar, gratuitamente, o aplicativo nas lojas virtuais e acessar o mesmo conteúdo já disponível na plataforma online. A versão mobile já está disponível para o sistema operacional Android e até o dia 15 de dezembro estará disponível para o sistema IOS.
Segundo a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, entre as várias possibilidades, o aplicativo permite que o consumidor faça consultas sobre o comportamento das empresas. “Isso é muito importante porque na hora de fazer uma compra ou contratar um serviço é importante que o consumidor saiba quem é a empresa do ponto de vista do atendimento”, disse. “Com o aplicativo em mãos, o consumidor poderá comparar empresas na hora de escolher melhor um serviço ou um produto”.
De acordo com Juliana Pereira, esse é mais um passo na ampliação do acesso do consumidor ao canal oficial de solução de conflitos de consumo. “Há algum tempo, isso era apenas uma ideia, hoje é uma realidade. Temos, até o momento, 187 mil reclamações registradas e um índice de 80,9% de reclamações respondidas”, pontuou.
São 286 empresas cadastradas que se comprometeram a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas em, no máximo, 10 dias. Além disso, a plataforma permite que o consumidor dê uma nota de satisfação em relação ao atendimento da empresa em uma escala de 1 a 5. Hoje temos a nota média 3.
As empresas participantes têm uma oportunidade na defesa do consumidor que é participar de um ranking gerado a partir de dados positivos. O ranking que do Consumidor.gov.br é de incentivo a boas práticas, ao diálogo mais efetivo com os consumidores.
NO CEARÁ
O Consumidor.gov.br é uma plataforma pública para solução de conflitos de consumo que permite o diálogo direto e efetivo entre consumidores e fornecedores e no Ceará é administrado pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON).
A participação das empresas é voluntária e somente permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço. Entre as participantes estão as grandes empresas de telecomunicações, bancos, varejistas, empresas de comércio eletrônico, companhias aéreas etc.
Segunda a secretaria Executiva do DECON, promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, a ferramenta já estava disponível para os consumidores cearenses desde de 28 de agosto de 2014,trazendo a praticidade de poder fazer reclamação na comodidade da casa do usuário sem que ele precise se deslocar e comparecer pessoalmente ao DECON. Agora com esse novo aplicativo o consumidor poderá efetuar reclamação diretamente do seu aparelho móvel. A orientação Ann Celly é para um primeiro contato do consumidor com a empresa, através dos seus canais de atendimento, e não havendo solução, o consumidor poderá registrar reclamação.
-
Iguatu6 dias atrás
Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu
-
Noticias6 dias atrás
Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil
-
Noticias7 dias atrás
Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro
-
Noticias6 dias atrás
Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza
-
Noticias6 dias atrás
Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos
-
Iguatu6 dias atrás
Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual
-
Noticias2 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias2 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim