covid-19
Anvisa aprova vacinas bivalentes contra covid-19
Após duas horas de sessão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na noite de terça-feira (22), o uso emergencial de duas vacinas bivalentes contra a covid-19. Os imunizantes, produzidos pela Pfizer, protegem contra a variante original do novo coronavírus, da Província de Wuhan (China), e também são atualizados para combater o avanço das subvariantes BA.1 e BA.4/BA.5, da Ômicron.
Dos cinco diretores responsáveis, três aprovaram o uso, configurando maioria. O órgão autorizou a aplicação como doses de reforço em pessoas a partir de 12 anos, três meses depois da última dose de reforço. Caberá agora ao Ministério da Saúde comprar as vacinas bivalentes — atualmente, a pasta tem um contrato para a aquisição de 100 milhões de doses da Pfizer a serem entregues a partir deste ano.
Os imunizantes bivalentes terão frascos na cor cinza para facilitar a identificação. As vacinas da Pfizer usam a tecnologia do RNA mensageiro, em que uma parte da proteína spike, responsável pela fixação do vírus nas células, é injetada para estimular a produção de anticorpos.
A Pfizer enviou à Anvisa o primeiro pedido de análise da vacina bivalente contra a sublinhagem BA.1 em agosto. No fim de setembro, a fabricante entrou com o segundo pedido de análise, acrescentado as subvariantes BA.4 e BA.5.
A decisão da agência ocorre no momento do aumento de casos no país ligados à circulação de uma nova subvariante da Ômicron. Na semana passada, o Ministério da Saúde emitiu alerta sobre a circulação de novas linhagens no país. Uma delas reduz as barreiras para o vírus entrar nas células humanas. A outra aumenta o risco de reinfecção.
Fonte: Olhar Digital
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

