Saúde
Anvisa aprova técnica que inativa Zika vírus em transfusões sanguíneas
Os hemocentros brasileiros já podem utilizar uma nova tecnologia para impedir a transmissão de Zika vírus por transfusão de sangue. A técnica foi aprovada, na última semana, pela Agência nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. As medidas foram tomadas, pois de acordo com o Ministério da saúde, 80 por cento dos infectados com o vírus não apresentam sintomas. E desde dezembro do ano passado, os doadores de sangue têm sido orientados a comunicar ao hemocentro até dez dias após a doação se tiveram sintomas do vírus zika. De acordo com a médica chefe do serviço de doação do HemoRio, Naura Faria, as infecções de Zika não impediram as pessoas de doar.
“Essas infecções, a epidemia de zika e dengue, ainda não estão interferindo no número de bolsas de sangue coletadas. O que a gente vinha observando em redução do número de candidatos para doação, isso vem se apresentando já, ao longo dos últimos anos, e é mais a dificuldade de se deslocar até o serviço de doação de sangue.”
De acordo com o diretor do HemoRio, Luíz Amorim, o dispositivo já havia sido aprovado na Europa. Ele explicou que o kit de inativação é formado pela bolsa de armazenamento de sangue e um medicamento chamado amotozalen. Quando o vírus entra em contato com o remédio, ele se torna inativo.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

