Mundo
Alemanha e EUA pressionam
Os governos dos Estados Unidos (EUA) e da Alemanha pressionaram a Rússia, ontem, para que não venda um avançado sistema antiaéreo de defesa à Síria.
Os governos dos Estados Unidos (EUA) e da Alemanha pressionaram a Rússia, ontem, para que não venda um avançado sistema antiaéreo de defesa à Síria.
John Kerry, secretário de Estado americano, afirmou que a venda de mísseis S-300 teria “impacto profundamente negativo”, colocando Israel sob risco de segurança. O chanceler alemão, Guido Westerwelle, por sua vez, pediu que Moscou não dificulte as negociações para encerrar o conflito sírio. Ambos se encontraram em Washington.
Preocupação
A venda de mísseis S-300 à Síria tem preocupado a comunidade internacional. Ontem, o ditador Bashar al-Assad falou à televisão libanesa Al-Manar, controlada pelo grupo extremista xiita libanês Hizbullah. Era esperado que confirmasse o recebimento de um lote de mísseis, mas ele se esquivou da pergunta.
Enquanto isso, a agência Interfax noticiava ontem, citando uma fonte militar russa, que uma delegação síria negociava em Moscou a compra de ao menos dez caças russos de tipo MiG-29.
A ansiedade em relação ao S-300 se dá porque os mísseis, caso em posse do regime sírio, dificultariam intervenções externas na Síria. Israel, no começo de maio, atacou posições próximas a Damasco, segundo fontes ligadas a governos ocidentais.
Israel sinalizou que, se os mísseis S-300 chegarem à Síria, providências para que não sejam colocados em operação. Será um passo arriscado em relação ao conflito sírio, na avaliação do governo israelense.
A agência Interfax afirma que, de acordo com fontes no governo russo, o carregamento de S-300 só chegará a Damasco após setembro -com a possibilidade de acelerar a entrega, em caso de ataques aéreos contra a Síria ou um bloqueio aéreo. A mídia russa relatava ontem, porém, que o carregamento de S-300 só chegaria a Damasco no início de 2014. A agência de notícias AFP diz que o contrato, com valor estimado em US$ 1 bilhão (R$ 2 bi), foi firmado em 2010.
Mortes
A guerra civil na Síria entrou em seu vigésimo sexto mês, com um saldo de mais de 80.000 mortos e 1,5 milhão de refugiados, segundo dados da ONU. Além disso, um de cada três sírios necessitam de ajuda humanitária.
Os números de sírios que saíram de seu país e se refugiaram em nações vizinhas superou 1,6 milhão, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

