Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

AL aprova projeto sob protestos

[caption id="attachment_6248" align="alignleft" width="500"](Foto:Reprodução)[/caption]Apesar de alguns protestos dos poucos oposicionistas e de uma centena de servidores nas galerias da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais cearenses aprovaram, ontem, sem qualquer alteração, a mensagem governamental que altera o sistema previdenciário do Estado e cria a Previdência Complementar para todos os servidores civis admitidos a partir de janeiro de 2014.

Publicado

on

(Foto:Reprodução)

Apesar de alguns protestos dos poucos oposicionistas e de uma centena de servidores nas galerias da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais cearenses aprovaram, ontem, sem qualquer alteração, a mensagem governamental que altera o sistema previdenciário do Estado e cria a Previdência Complementar para todos os servidores civis admitidos a partir de janeiro de 2014.

43 dos 46 deputados que compõem os quadros da Assembleia Legislativa registraram presença. A matéria foi aprovada com 32 votos favoráveis e somente nove contrários. Um deputado ausentou-se pouco antes da votação e o presidente não vota.

Um total de cinco emendas apresentadas pela deputada Fernanda Pessoa (PR) no dia anterior, na reunião das comissões conjuntas, todas rejeitadas, foram reapresentadas, ontem, em plenário pela deputada Eliane Novais e também foram rejeitadas pela maioria governista.

Mesmo antes do processo de votação e do seu encaminhamento, vários foram os pronunciamentos contrários à proposição. O deputado Antônio Carlos (PT), ao contrário dos seus colegas de partido, defendeu o voto contrário, ressaltando que o sistema financeiro lucra muito com a previdência. Conforme informou, os recursos que irão capitalizar a previdência complementar irão prejudicar aqueles servidores que irão se aposentar a partir de 2014, assim como os que já se aposentaram.

Pimentel

“Esse processo pode ser muito negativo, porque tem vínculo mais mercantil e financeiro do que uma lógica de solidariedade entre as gerações de previdência pública, e isso nos preocupa. Esse cuidado que os servidores estão tendo é justo. Porque essa complementação privada quem vai pagar o pato é o servidor público”, disse o parlamentar.

Ele apresentou algumas informações sobre a reforma da previdência, e segundo defendeu, o objetivo da proposta é tornar a previdência fonte de lucro em detrimento dos trabalhadores. “Ela é o quinto maior negócio do mundo. Com essa proposta teremos três novos fundos, para os militares, para os atuais e para aqueles efetivados em 2014”. Pelo novo modelo, finanças e contabilidade serão separados, sem qualquer solidariedade, conforme informou o petista.

O líder do Governo, José Sarto (PSB), ressaltou, no entanto, que a proposta do Governo segue os mesmos modelos da previdência federal, inclusive, lembrando que o relator da matéria foi o hoje senador petista José Pimentel, quando era deputado federal, foi a voz mais importante na defesa do novo sistema previdenciário do País. “Eu estranho esse posicionamento do deputado Antônio Carlos”, disse o líder do Governo. Em resposta, Antônio Carlos afirmou que não pode, por ser Governo, aprovar matéria que fere os direitos dos trabalhadores.

Futuro

O deputado Carlomano Marques (PMDB) também defendeu a proposta do Governo e discorreu sobre o que está acontecendo em alguns países da Europa. Durante todo o seu pronunciamento os servidores gritaram palavras de ordem e fizeram apitaços, ao que o peemedebista retrucou. “O governador está tratando do futuro do que esses incapazes não sabem. Eu vim aqui para mostrar ao povo do Estado do Ceará, que ao contrário do que aconteceu na Grécia, Espanha, França e até na Inglaterra, o Estado do Ceará está se precavendo, para que os filhos dessas pessoas semialfabetizadas, que não têm ideia sequer de seu conteúdo”, disse o deputado que foi vaiado.

“É totalmente inexequível para o Governo fazer o parcelamento da previdência. O Estado do Ceará, que precisa ter sua certidão previdenciária tomou uma decisão correta ao fazer essa segregação, assegurando a todos os funcionários os seus plenos direitos”, defendeu o deputado Roberto Mesquita (PV). Segundo ele, cerca de 80% dos novos funcionários não vão perceber a mudança, ressaltando ainda que nada irá mudar com a previdência complementar.

“Não é a solução ideal, mas é a única possível. Essa possibilidade em nada beneficiará o Governo atual, estamos tratando de um assunto para gerações futuras. Somente em 2048 teremos um ponto de equilíbrio”, disse Mesquita.

Interesse

O novo plano previdenciário se destina apenas aos futuros servidores civis, concursados e efetivados a partir de 1º de janeiro de 2014, que irão receber acima do teto do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), atualmente no valor de R$ 4.157,05. Para os que tenham interesse em ampliar a renda mensal após a aposentadoria, acima do teto nacional da RGPS terão que pagar a previdência complementar. O novo regime, conforme defende o Governo, não atingirá os atuais servidores efetivos ativos, inativos e pensionistas, nem os que serão contratados até 31 de dezembro do corrente ano.

Os militares e seus descendentes, antigos ou os novos a serem efetivados a partir de 2014 não serão integrados no novo sistema e permanecem sem qualquer alteração, como é hoje. O projeto aprovado propõe ainda a criação de três planos de custeios distintos e independentes; um previdenciário, um financeiro e um de custeio militar. Os três novos fundos de natureza previdenciária terão orçamentos, finanças e contabilidade separados, inexistindo entre eles, qualquer espécie de solidariedade, subsidiariedade ou supletividade, no que foi criticado. 

 

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos7 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos7 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu8 horas atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias20 horas atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias20 horas atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias21 horas atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos23 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 dia atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu2 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias2 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias2 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas2 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias3 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias3 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias3 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos3 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades3 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia3 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias3 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo3 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu4 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil4 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.