Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Advogados criam articulação contra impeachment de Dilma

Publicado

on

Primeiro Encontro da Frente Brasil de Juristas pela Democracia ocorre em Brasília (DF).

Contrários ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), advogados e advogadas de todo o Brasil estão reunidos em Brasília (DF) para o I Encontro Nacional da Frente Brasil de Juristas pela Democracia. A abertura do evento, que vai até esta quarta-feira (6), ocorre nesta segunda (4) no Plenário Petrônio Portela do Senado, às 18h.

A articulação foi originalmente pensada no interior da Frente Brasil Popular (FBP), que reúne entidades sindicais, movimentos populares, partidos políticos e organizações de juventude.

“A provocação para que se formasse a Frente Brasil de Juristas pela Democracia veio da Frente Brasil Popular. Ela congregou uma série de juristas que atuam em diversos setores e que têm como pautas de unidade a defesa do regime democrático, ou seja, contra o golpe, e contra o retrocesso de direitos”, explica Ísis Táboas, advogada, professora da Universidade de Brasília (UnB) e uma das organizadoras do evento, que já tem mais de 300 inscritos. “Nós funcionamos por consenso dos e das integrantes. Ao longo do Encontro, nós iremos tirar nossa proposta se criação, carta de princípios e mais detalhes da atuação da Frente”.

O Encontro terá momentos de análise do atual momento político e discussões sobre a organização da própria entidade. Além de juristas, haverá a participação de parlamentares – como a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o ex-presidente da OAB-RJ e deputado Wadih Damous (PT-RJ), e de João Pedro Stedile, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), estará no evento representando a Frente Brasil Popular.

Golpe

Um dos fatores que levou à criação da Frente de Juristas foi o posicionamento das entidades representativas ligadas ao mundo jurídico em relação à deposição de Dilma Rousseff. “É comum a todos integrantes a indignação com a postura da OAB em defesa do impeachment. Não só em seu conteúdo, reafirmando uma posição golpista – uma vergonha na história da Ordem, mas também na forma como isso ocorreu: foi um método manipulador”, complementa Ricardo Gebrim, advogado e integrante da Consulta Popular, uma das forças políticas que integra a FBP.

“A Frente discorda da posição da OAB. Foi um erro como em 64, e esperamos que, assim como em relação àquela ocasião, a Ordem reveja sua posição”, concorda Táboas.

Para Ísis, o debate jurídico em torno do impeachment no atual contexto reforça a necessidade da criação de um contraponto nesse meio. “Esse golpe, diferente do ocorrido em 1964, tem características que o fazem ser apelidado de ‘Golpe da Toga’ – [bem como] da mídia e de outros setores que assumiram protagonismo nessa conjuntura. Os juristas são uma categoria que tem um papel importante em fazer uma contraposição ao posicionamento de algumas instituições que têm assumido posturas conservadoras, elitistas e antidemocráticas”, argumentou.

A Frente, de outro lado, transcende a discussão em relação ao impeachment. “O impulso de articulação se deu por conta do golpe, que indignou muito os juristas que percebem a ilegalidade deste processo. Isso fez com que se criasse uma rede mais ampla do que apenas advogados populares ou com histórico de atuação em movimentos sociais. A gente consegue agregar os juristas que defendem o voto popular e a conquista da democracia. Por outro lado, também temos como fundamento o não retrocesso de direitos, o que transcende a discussão do impeachment da presidenta Dilma. A ideia é, portanto, ser uma frente permanente em defesa dos direitos”, defende.

“A ideia é configurar uma rede democrática o mais ampla possível. Há inclusive alguns juristas tidos como conservadores que também estão indignados com o impeachment, e que entendem que se trata de uma manipulação jurídica, midiática e parlamentar”, diz Gebrim.

Judiciário

A Frente de Juristas nasce criticando também a atuação do Judiciário brasileiro no caso do impeachment, principalmente do Supremo Tribunal Federal (STF). “A característica deste golpe é dar o maior verniz jurídico possível. Os principais pensadores do mundo jurídico estão preocupados com a passividade do STF”, aponta Gebrim.

José Geraldo de Sousa Júnior, professor de Direito e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), afirma que uma das principais vítimas da dinâmica em curso no Brasil é a própria Constituição. Segundo ele, está ocorrendo um processo “desconstituinte” no país, através de “artificialismos de interpretação”. O alvo são os direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores.

“O Judiciário não se encontrou com o processo de redemocratização, porque não se viu projetado no desenho de institucionalidade participativa que a Constituição de 88 estabeleceu. De repente, ele é chamado a cumprir seu papel, mas não conseguiu se colocar à altura. Há previsão de impeachment? Sim, mas não há conteúdo, não houve configuração de crime de responsabilidade”, critica José Geraldo.

Para ele, o que está em jogo nesse momento é a própria sobrevivência do funcionamento da democracia. “A direita tem um limite: ela não é plenamente democrática. Não é porque não aceita o compartilhamento do poder político. Aceita a representação, mas originalmente excluiu diversos setores da sociedade. Quando chega a um ponto em que ela disputa legitimidade no próprio campo que ela instituiu – o da representação – há uma tentativa de redução destes limites. Isso coloca a institucionalidade, a liberdade, a consciência crítica, todo o Estado de Direito em risco”.

Fonte: Brasil de Fato

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias7 horas atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias7 horas atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias7 horas atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento18 horas atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias18 horas atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo2 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes2 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu2 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias2 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias5 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias5 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo6 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo6 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias6 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo6 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará6 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.