Regional
Acopiara realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde
Para debater os desafios e as perspectivas e aprovar propostas de melhorias para a saúde do município, a Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nesta terça-feira (14), no Liceu, a 5ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema foi ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro’.

Para debater os desafios e as perspectivas e aprovar propostas de melhorias para a saúde do município, a Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nesta terça-feira (14), no Liceu, a 5ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema foi ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro’.
Participaram da abertura o prefeito Dr. Vilmar, a secretária Marleuda Gonçalves, o representante da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRES, Ernaldo de Carvalho, secretário de Saúde da cidade de Irapuan Pinheiro, Natanael Alves, ex-secretário de Saúde do Estado, Carlile Lavor, o assessor Especial do Executivo acopiarense, Theognis Florentino, vereadores, secretários municipais, residentes e profissionais de saúde local e regional.
Ao falar a Secretária da Saúde, Marleuda Gonçalves, observou 1 minuto de silêncio em homenagem ao professor e servidor público Djauma Martins, lamentando a perda do amigo e lembrou que as conferências de saúde são conquistas do povo brasileiro. “Este é um momento onde temos a oportunidade de voz sobre o SUS, além de podermos discutir a melhoria das políticas públicas de saúde por toda Acopiara, quando das realizações das pré-conferências nos distritos”.
Em relação aos temas abordados, foram discutidos direito à saúde, garantia de acesso, atenção de qualidade, controle social, valorização do trabalho, educação em saúde, financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS e relação público-privado, gestão, modelos de atenção, informação, comunicação, ciência, tecnologia e inovação.
Ao iniciar a sua fala o prefeito Dr. Vilmar fez uma saudação especial ao Dr. Carlile Lavor e lembrou do tema palpitante da conferencia. “Sou defensor da saúde pública de qualidade e sei que é possível começando com atendimento de qualidade, ofertando amor pelo fazemos pra cuidar bem das pessoas”.
A Conferência Municipal trata-se não somente de um mero evento, mas tem o papel político mobilizador de caráter reflexivo, avaliativo e propositivo. Espera-se ampliar a representação, melhorar a organização e aprovar prioridades e ações que possam influenciar e incidir na formulação do Plano de Saúde e Plano Plurianual para o período 2016-2019.
O assessor Especial, Theognis Florentino, ressaltou que nada é mais importante do que o atendimento. “Nós temos um compromisso com Acopiara que passa direto pelos filhos dessa terra, pra isso é necessário profissionais dedicados e humanos no tratar bem aqueles que nos procuram”.
Na programação, teve a apresentação da Banda de Música Eduardo Gurgel Valente além da realização de palestras com a participação do convidado Dr. Carlile Lavor falando sobre o tema. Depois das discussões foram escolhidos os delegados que representarão Acopiara na Conferência Estadual.
Fonte: Prefeitura de Acopiara, Assessoria de Comunicação
-
Videos14 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu6 dias atrás
Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu
-
Iguatu2 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu6 dias atrás
AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares
-
Noticias6 dias atrás
Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça
-
Iguatu1 dia atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu