Conecte-se conosco

Ceará

Ação do Poder Judiciário acelera processos de violência doméstica

Publicado

on

A 15ª edição da Semana pela Paz tem 442 audiências agendadas em todo o Ceará, referentes a crimes contra a mulher. Em Fortaleza, são 182 audiências programadas para o mutirão, que prossegue até sexta-feira (29).
Há centenas de histórias de violência doméstica no Ceará. Mulheres e familiares pedem por Justiça todos os dias. Os processos destes casos podem tramitar durante muito tempo e causam angústia em quem espera. Para dar uma resposta mais rápida, o Poder Judiciário cearense iniciou a 15ª Semana Justiça pela Paz em Casa, ontem (25). A ação segue até sexta-feira (29).

Conforme a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, 442 audiências estão agendadas em todo o Estado, referentes a crimes contra a mulher.

Em Fortaleza, são 182 audiências programadas para o mutirão. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça do país, e é realizado desde 2015, em uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), com apoio dos tribunais estaduais. São três edições anuais: março, agosto e novembro. A força-tarefa envolve magistrados e servidores da Capital e do interior do Estado.

“O objetivo é agilizar os processos da Lei Maria da Penha, eles devem ser a prioridade. Todos os juízes estão intensificando suas atividades, audiências. Com o mutirão, temos uma mobilização maior para atuarmos no maior número de processos”, ressalta a juíza auxiliar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, Teresa Germana.

Segundo a juíza, a execução dos processos é a mesma, mas de forma mais rápida. “Nesta semana, é maior a quantidade de horas de trabalho, aumentamos nossos esforços para julgar mais rapidamente. O que geralmente leva um ano, vai ser julgado em meses”, afirma. O mutirão vai atender crimes de injúria, calúnia, difamação, ameaça e lesão, envolvendo a violência doméstica.

Atendimento

O processo de audiências ocorre após as vítimas terem passado por atendimentos prévios como a acolhida na Casa da Mulher Brasileira (CMB), centro de atendimento humanizado gerido pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS). O núcleo tem atendimento psicológico para mulheres e é sede da Delegacia de Defesa da Mulher.

Desde o início das atividades, em junho de 2018, 32.505 vítimas foram atendidas. O dado foi divulgado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom), com dados extraídos da SPS. Há, ainda, as estatísticas do chamado “primeiro atendimento”, quando as vítimas procuram ajuda pela primeira vez. Foram 23.765 atendimentos do tipo, sendo 15.744 em 2019. E um total de 8.740 retornos.

Última edição

Em agosto, na 14ª Edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, foram realizadas 691 audiências, além de 1.467 despachos pronunciados. Na ação, foram 495 medidas protetivas e dois júris realizados. Das 855 audiências agendadas, 189 sessões estavam marcadas para o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza. No interior, o Juizado de Juazeiro do Norte agendou 187; a 3ª Vara de Maracanaú, 33; a 2ª Vara de Massapê, 25; o restante das audiências estão distribuídas por várias outras comarcas.

No mês de março de 2019, foram 2.333 processos relativos à violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo 610 sentenças, 552 despachos, 348 medidas protetivas e 239 audiências. Durante esta semana, os atendimentos estão suspensos nos juizados, já que as equipes estão focadas no mutirão. As pessoas que precisarem de algum outro tipo de serviço devem procurar a Casa da Mulher Brasileira.
Via Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu14 minutos atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Videos5 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias10 horas atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias10 horas atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias10 horas atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos13 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias4 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu4 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu4 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias4 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará5 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo5 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia5 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu6 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias1 semana atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias1 semana atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias1 semana atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.